Papa Leão XIV celebra primeira missa como novo líder da Igreja Católica

Na homilia, o sucessor de Francisco pediu a Deus que o torne um administrador da fé

O sucessor de Francisco, papa Leão XIV comanda na manhã desta sexta-feira (9) a primeira missa com os cardeais no Vaticano. A cerimônia é realizada na Capela Sistina e marca o fim do conclave.

Na celebração, o americano Robert Francis Prevost proclamou a primeira homilia como novo líder da Igreja Católica.

Ele pediu a Deus que o torne um administrador da fé. “Deus, de modo particular, chamando-me por meio do vosso voto, confia-me esse tesouro para que eu possa ser seu fiel administrador”, disse. Em outro trecho da homilia, o Santo Padre falou em ser o “farol, que ilumina as noites do mundo”.

 

Pontificado de Leão XIV

O pontificado de Leão XIV, no entanto, só deve começar oficialmente nos próximos dias, como prega a constituição apostólica “Universi Dominici Gregis”.

A previsão é que pregação ocorra neste domingo (11), com uma missa pública na Praça São Pedro, na qual será entregue a Leão XIV o “Pálio”, o símbolo da autoridade, e o Anel do Pescador.

Quem é o papa Leão XIV

Apesar de ser norte-americano, Leão XIV atuou como missionário no Peru por quase duas décadas e se tornou cidadão peruano. Em 2014, ele foi nomeado administrador apostólico pelo Papa Francisco e se tornou bispo no ano seguinte. Na varanda da Basílica de São Paulo, se declarou agostiniano. Escolhido como sucessor de Francisco, Robert Prevost é o Papa de número 267 da história.

Nascido em 1955, em Chicago, nos Estados Unidos, Leão XIV estudou Matemática, Teologia e Filosofia e chegou a concluir um doutorado em Direito Canônico. Por isso, ele também é conhecido como “o pastor de duas pátrias”, como explica o professor de Ciência da Religião da PUC de São Paulo João Décio Passos:

De acordo com especialistas, a ascensão de Robert Francis Prevost na Igreja Católica foi rápida. Em 2014, ele se tornou bispo; e, logo depois, em 2023, foi alçado a cardeal. Desde então, tinha atuação importante na cúpula do Vaticano e estava à frente de todos os bispos do mundo.

A escolha de Robert Prevost de se chamar Leão XIV é uma homenagem ao antecessor, Papa Leão XIII, que teve uma atuação marcante no final do século 19. Na época, o pontífice saiu em defesa dos trabalhadores após a revolução industrial.

Além disso, Robert Prevost é o primeiro Papa agostiniano, o que significa que ele pertence à Ordem de Santo Agostinho. Os religiosos que seguem essa vertente costumam ser mais discretos, estudar muito e valorizar a vida em comunidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.