Veja o brasão escolhido pelo Papa Leão XIV

Símbolo tem lema episcopal e é uma adaptação ao utilizado por ele enquanto bispo

A comunicação do Vaticano publicou, na manhã deste sábado (10), o brasão escolhido pelo Papa Leão XIV. O símbolo é semelhante ao utilizado por ele enquanto bispo, mas com algumas adaptações e com a frase “In illo uno unum”, lema episcopal, que em português significa “Em um só, nós somos um”.

Essa frase pertence a Santo Agostinho, do qual o novo pontífice é devoto, usada para explicar que, embora os cristãos sejam muitos, encontram unidade no único Cristo.

Apesar do logo agradar os internautas, a ausência da tiara papal – símbolo histórico da autoridade espiritual e temporal dos pontífices – não agradou. “Sem tiara, sem festa”, comentou um usuário. Outro chegou a usar inteligência artificial para inserir o apetrecho na imagem oficial.

O último papa a usar a tiara no brasão foi João Paulo II. Embora nunca tenha sido coroado com ela, manteve o símbolo no topo de seu escudo, acima das chaves cruzadas de São Pedro, como expressão da continuidade da autoridade papal. A coroação com tiara, no entanto, foi abandonada após Paulo VI, em 1963.

A mudança oficial veio com Bento XVI, que, em 2005, substituiu a tiara no brasão por uma mitra episcopal com três faixas douradas. Papa Francisco seguiu esse mesmo modelo, agora também adotado por Leão XIV.

Segundo o professor sociólogo e especialista em religiões Francisco Borba Ribeiro Neto, ex-coordenador do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), os comentários representam um “apego a formalismos”. Muitos católicos mais tradicionalistas sentem que, ao retirar a tiara, a Igreja está deixando de afirmar sua autoridade e tradição.

Tradição

Todos os bispos tem de escolher um brasão que representa a espiritualidade, valores e missão. Por extensão, os pontífices também escolhem o símbolo. No caso de Leão XIV, ele preferiu manter a estrutura do utilizado enquanto bispo, com algumas adaptações.

Com informações de Band.com.br

           

             

Bombeiros atendem 20 ocorrências no oeste por conta do temporal

Chuva e vendaval provocaram estragos na região

Durante esta sexta-feira (9), a região oeste de Santa Catarina sofreu com as chuvas e o vendaval provocados pela frente fria que chegou na localidade. O 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pela região, atendeu 20 ocorrências de destelhamentos de residências e quedas de árvores, que provocaram a morte de um homem, danos às residências, à rede elétrica e interrupção do trânsito.

Continue lendo

Bombeiros atendem 20 ocorrências no oeste por conta do temporal

Adicionar aos favoritos o Link permanente.