68% dos profissionais brasileiros usam IA todos os dias, aponta novo estudo

Levantamento da Read AI revela os critérios que constroem a confiança nas ferramentas de IA no ambiente de trabalho

À medida que a inteligência artificial se consolida como parte integrante do ambiente corporativo moderno, a confiança desponta, ao lado da inovação, como uma das moedas mais valiosas. Um estudo recente realizado com trabalhadores brasileiros, divulgado pela Read AI – plataforma de produtividade e ferramenta de anotações de reuniões que mais cresce no mercado – revela que 68% dos profissionais já utilizam ferramentas de IA pelo menos uma vez ao dia. Ao longo da adoção cautelosa dos anos anteriores, os dados mostram uma mudança clara: os trabalhadores não apenas aceitam a IA, como também querem que ela vá além.

Confiança na IA cresce – e as expectativas tambémOs profissionais estão cada vez mais otimistas em relação ao que a IA pode fazer por eles. 90% acreditam que a IA vai melhorar sua eficácia no trabalho, e 84% afirmam estar empolgados com o futuro do trabalho tendo a IA como aliada.

Custo acessível, facilidade de uso e transparência foram apontados por 84% dos entrevistados como os principais critérios na escolha de uma solução de IA. Para muitos, a percepção de valor real também é importante: 79% acreditam que, se a IA não agrega, acaba sendo apenas uma distração.

O que construiu a confiança na IA?A confiança na IA não é automática – ela precisa ser conquistada com clareza e consistência. Quando questionados sobre o que aumentaria sua confiança em uma ferramenta de IA, 49% citaram a confiabilidade dos resultados, enquanto 36% gostariam de ver as fontes das informações utilizadas. Outro ponto relevante: 33% desejam ver melhorias claras e mensuráveis em seu trabalho.

Para David Shim, cofundador e CEO da Read AI, “as pessoas querem valor e claramente. As ferramentas de IA que vão liderar o futuro do trabalho são aquelas que dão controle aos usuários e se fazem presentes em todas as conversas, oferecendo também a opção de não participação e entregando resultados novos de forma consistente – isso é o que constrói confiança.”

O ponto ideal da IA: onde a utilidade e a confiança se encontramA pesquisa também destaca uma área em que a IA pode conquistar ainda mais confiança: o suporte diário em tarefas essenciais, mas que consome muito tempo. Quando questionados sobre quais responsabilidades de gestão confiariam à IA – especificamente entre os respondentes em cargas de liderança – as principais escolhas foram: priorização de tarefas (56%), gestão de prazos e eficiência da produtividade (53%), fornecimento de insights sobre a interação da equipe (47%) e organização de agendas pessoais (46%). Essas não são funções superficiais – são pilares fundamentais de uma equipe bem organizada.

“Priorizar é onde a IA pode realmente fazer diferença”, acrescenta Shim. “A Read AI tem uma posição única nesse sentido, porque analisamos a parte mais útil do trabalho: as conversas das reuniões e as informações que estão espalhadas em aplicativos como e-mail, mensagens, CRMs, ferramentas de fluxo e documentos na nuvem. Não apenas acompanhamos tarefas e resumimos reuniões – entendemos o contexto. É isso que nos permite raciocinar, apenas não reagir.”

Reuniões e notificações ainda prejudicam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissionalApesar dos avanços na produtividade, tecnologias corporativas antigas ainda afetam o bem-estar. 26% dos entrevistados afirmaram que reuniões ineficientes – com pessoas demais ou sem conclusão – são o fator que mais prejudica seu equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Em seguida chegam as notificações de aplicativos de trabalho fora do expediente (21%) e a dificuldade em localizar informações importantes rapidamente (19%).

O fato de que 81% dos trabalhadores gostariam de uma plataforma que analisasse o desempenho em reuniões – incluindo aspectos como engajamento e tom de voz – demonstra o desejo por mais insights e melhoria de desempenho. Isso também reforça o compromisso com o uso mais eficiente do tempo, o que pode beneficiar a saúde mental, a colaboração e a produtividade.

Adoção de IA é prioridade para os funcionáriosTalvez o dado mais revelador: 84% dos profissionais gostariam que sua empresa adotasse mais plataformas de IA para tornar o trabalho mais eficaz e eficiente. A demanda é clara – os funcionários não estão apenas prontos para a IA, estão buscando por ela.

No Brasil, o número de usuários ativos mensais da Read AI mais do que dobrou desde o início do ano, fazendo do país um dos mercados com maior crescimento global da empresa – e evidenciando a crescente adoção da IA na rotina da América Latina e além.

Para Shim, esse é um momento de oportunidade: “As pessoas não estão mais esperando a IA provar seu valor na teoria. Elas querem ver qual empresa vai conquistar-la realmente poderosa. Esse é o novo padrão – e temos orgulho de conseguir-lo.”

MetodologiaUma pesquisa foi realizada em abril de 2025, por meio de painel online, com 583 adultos brasileiros que trabalham pelo menos 20 horas semanais em ambiente de escritório. Metade da amostra (51%) tem entre 35 e 54 anos; 41% têm entre 18 e 34 anos, e 8% têm mais de 55 anos. 64% dos entrevistados são mulheres e 36% são homens.

Sobre a Read AIA Read AI é uma empresa independente de produtividade com foco em inteligência artificial que ajuda pessoas e organizações a otimizar, de forma simples e acessível, seu trabalho em reuniões, mensagens, e-mails e buscas. Com transcrição e resumo de reuniões de ponta e milhares de integrações – incluindo Microsoft Teams, Google Meet, Zoom, Slack, HubSpot, Notion, Salesforce e outros – a Read AI transforma a forma como as equipes se conectam, colaboram e avançam, com um copiloto de IA presente em todos os ambientes de trabalho. Foi eleita uma das “ 16 empresas para ficar de olho em 2025” pela revista Inc.

O post 68% dos profissionais brasileiros usam IA todos os dias, aponta novo estudo apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.