Entre as boas práticas estão a separação dos resíduos para reciclagem, aproveitamento de bitucas de cigarro e a compostagem
O Jurerê OPEN, em Jurerê in_ , (Florianópolis) conquista mais um passo importante na área de sustentabilidade, ao avançar para o segundo nível da certificação Lixo Zero . A conquista reflete a implementação de diversas boas práticas de gestão de resíduos, que resultaram, em 2024, no desvio de 69,7% dos materiais que seriam destinados a aterros sanitários. Atualmente, este índice já subiu para 76%, perto dos 90%, que é índice para a conquista do certificado final.
O OPEN conta com trios de resíduos para vidro, orgânicos, recicláveis e descarte de líquidos, distribuídos estrategicamente pelo espaço. Os materiais recicláveis são encaminhados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da região, gerando renda para diversas famílias.
Até mesmo as bitucas de cigarro possuem um destino sustentável: são depositadas em coletores específicos e transformadas em matéria-prima para artesanato, por meio de uma parceria com uma empresa especializada. Já o material orgânico é destinado para compostagem, gerando adubo que é utilizado em áreas verdes existentes no empreendimento.
Os frequentadores que passaram com seus animais de estimação também contam com lixeiras equipadas com saquinhos para coleta de dejetos, reforçando o compromisso com um ambiente limpo e sustentável. Ocorrem ainda ações de educação ambiental, voltadas ao público que frequenta o local.
A gerente do Jurerê OPEN, Patrícia Pires, explica que cada resíduo é tratado como um recurso valioso. “Estamos comprometidos, permanentemente, em inovar e implementar práticas sustentáveis que nos aproximem cada vez mais da certificação Lixo Zero, promovendo um futuro mais responsável e ambientalmente consciente”, afirma.
A busca pela certificação final está sendo trabalhada por meio de novas iniciativas de redução e reaproveitamento de resíduos. A certificação é concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB ), organização da sociedade civil autônoma e sem fins lucrativos, pioneira na disseminação desse conceito no país.
O post Jurerê OPEN amplia gestão de resíduos e avança rumo à Certificação Lixo Zero apareceu primeiro em Deolhonailha.