Nesta edição, duas participantes são catarinenses; Fernanda e Naiara representam o Estado dentre os 18 competidores
O fim do mês de maio será de emoção na tela da TVBV/Band com a estreia da 12ª temporada de MasterChef Brasil. Nesta edição, 18 cozinheiros amadores terão que passar por desafios e surpreender os chefs Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça para permanecerem vivos na competição. Mesmo no início da temporada, o público catarinense já tem duas favoritas: Fernanda Colombo é natural de Criciúma, no Sul do Estado, e Naiara é de Indaial, no Vale do Itajaí.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Saiba mais sobre as catarinenses na disputa
Fernanda – 34 anos/ árbitra/ Criciúma (SC)
Ex-árbitra, bandeirinha e comentarista esportiva, agora quer jogar no MasterChef Brasil. Largou o apito há alguns anos e atualmente se dedica a falar sobre a modalidade que tanto ama, o futebol. O que poucos imaginam é que há outra paixão que domina seus momentos livres: o fogão. A concorrente, que encara as panelas desde pequena, considera-se acostumada ao ambiente de pressão graças à carreira pelos estádios e acredita estar preparada para vestir o avental e buscar o troféu.
Naiara – 28 anos/ designer náutico/ Indaial (SC)
Aporta no MasterChef Brasil para vencer. A concorrente acredita que mar calmo nunca fez bom marinheiro e já ralou muito para alcançar seus objetivos – começou a trabalhar aos 14 anos e hoje é designer de iates e barcos de luxo. Saiu de casa ainda cedo e foi para Balneário Camboriú em busca de seus sonhos. Costuma dizer que, quando tem um sonho, nada a impede de alcançar e vencer esta temporada é seu mais novo objetivo.
Confira abaixo quem são os outros 16 participantes da 12ª temporada do MasterChef Brasil. A nova edição estreia em 27 de maio na tela da Band, no Bandplay e em Band.com.br.
André – 31 anos/ pecuarista/ Santo Antônio da Alegria (SP)
Do interior de São Paulo para a competição gastronômica mais comentada do país, o orgulhoso caipira é um cara do bem, talentoso e está acostumado a tudo o que é da roça: lidar com gado, cavalos, limpar comedouro e bebedouro, cuidar da fazenda e da alimentação de sua família. Depois de tantos anos, agora está pronto com os seus temperos para conquistar o paladar do renomado júri.
Daniela – 49 anos/ advogada/ Petrópolis (RJ)
Chega à atração com sangue nos olhos. A bem-sucedida advogada veio de Petrópolis para atestar que sua cozinha é mais do que uma válvula de escape na rotina pesada de trabalho. Avisa que irá marcar presença no MasterChef com pratos cheios de influências italianas, que herdou da avó, e baianas, graças aos 7 anos que viveu em Salvador.
Felipe B. – 33 anos/ barista/ Rio de Janeiro (RJ)
Com alma carioca, trocou a engenharia pelo café após um intercâmbio na Austrália e nunca mais largou, tornando-se dono de cafeteria, barista premiado e torrador nas horas vagas. Quer dar um passo a mais e enveredar pela gastronomia, um amor antigo. Autodidata, estuda pelo YouTube, entende de carnes graças ao pai, e de vinhos por puro prazer. É competitivo, perfeccionista e diz que lidera sem gritar, qualidades que vai colocar à prova durante o programa.
Felipe M. – 33 anos/ publicitário/ Ribeirão Preto (SP)
Expansivo e carismático, é bastante corajoso: acabou de largar seu emprego em uma grande agência de influenciadores para mergulhar de cabeça no MasterChef Brasil. Filho de mãe africana e pai japonês, cresceu entre sabores variados, aprendendo desde cedo com a família – que tem sangue libanês e português – a valorizar uma cozinha afetiva e multicultural, o que considera o seu maior trunfo. Seus pontos fortes são peixes, frutos do mar e a culinária asiática.
Flávia- 26 anos/ técnica em enfermagem/ Teófilo Otoni (MG)
Do interior de Minas Gerais, traz um tempero de vida real ao jogo. Aprendeu a cozinhar ainda criança para cuidar do irmão mais novo, e nunca mais largou o fogão. Atuante na área da saúde por necessidade e cozinheira por paixão, sempre sonhou em tocar um restaurante e vê no MasterChef a chance de tornar isso realidade. Persistente, a mineira vem se inscrevendo desde os 18 anos no programa e já havia sido chamada para etapas seguintes da seleção, mas só desta vez conseguiu o avental graças ao apoio da esposa. Sensível e dedicada, vai trazer a sua experiência em UTI, onde enfrenta uma tensão enorme, para tentar ganhar o prêmio.
Gloria – 66 anos/ professora de idiomas/ Hong Kong (China)
Chegou ao Porto de Santos quando tinha apenas quatro anos de idade. Por ser filha de um chef, a culinária está no seu sangue. Hoje vive em São Paulo e é professora. Começou ministrando aulas de inglês para crianças carentes e amou a profissão, já que tem prazer em ensinar e ajudar as pessoas. Além disso, é mãe de três filhos, que são suas maiores paixões. É carismática, mas tem a personalidade forte. Sua maior vontade é conseguir mostrar o melhor da sua cultura dentro do MasterChef Brasil.
Guilherme – 19 anos/ estudante/ São Paulo (SP)
Com 19 anos, é o caçula da turma, mas idade para ele não é problema, pelo contrário. Acha que isso é uma grande vantagem. Fã de clássicos franceses e do bom e velho rock’n roll, o jovem assegura que dará show na atração para agradar aos jurados. Cursando Administração, gosta de estudar e pegou gosto pela cozinha há algum tempo por influência da avó. Considera-se um nerd culinário e está confiante de que tem a disciplina e o talento necessários para evoluir nos desafios. O jovem é cheio de ousadia e alegria: sonha em ter um restaurante estrelado e está certo de que é no MasterChef onde ele vai dar os primeiros passos para o sucesso.
Leonela – 29 anos/ advogada/ Santa Bárbara (BA)
Deixou o interior da Bahia para correr atrás de seus sonhos. Por medo da instabilidade, acabou entrando na faculdade de Direito, mas hoje sabe que seu lugar é na cozinha, por isso faz planos de ganhar o MasterChef Brasil. Durante a pandemia, aproveitou o tempo livre que tinha para criar conteúdo gastronômico para as redes sociais. Dessa forma, passou a se dedicar ainda mais ao fogão e a se preparar para o desafio no talent show. Como uma boa advogada, tem o poder de fala e consegue convencer juízes com a oratória, prometendo agir da mesma forma com os chefs por meio de seus pratos. A diferença é que, ao invés da lábia, vai usar o seu talento culinário.
Lucas – 31 anos/ engenheiro ambiental/ Brasília (DF)
É servidor público e, em 2025, decidiu fazer algo para chacoalhar a sua vida – inscrever-se no MasterChef. Adora esportes como o triathlon e diz que isso o deixa pronto para correr contra o tempo. Casado, ele revela que foi a lua-de-mel na Ásia que o despertou para a culinária de uma forma diferente, mais profissional. Desde então, é ele que comanda as panelas em casa, desenvolvendo o dom herdado do pai, que sempre amou preparar e servir grandes almoços.
Ricard – 32 anos/ psicólogo/ Campina Grande (PB)
Paraibano orgulhoso de suas raízes, quer trazer toda a sua paixão pela sua terra para o maior reality de gastronomia do mundo. Ricard aprendeu a cozinhar para se aproximar da mãe e acabou descobrindo sua paixão junto com a carreira de psicólogo e psicanalista. Tem uma fala calma, mansa, mas é um homem atento e sabe escutar bem. Sua ideia é mostrar que é possível trazer uma culinária regional com elementos simples e torná-los extraordinários em uma iguaria padrão MasterChef.
Rodrigo – 35 anos/ comerciante/ Volta Redonda (RJ)
Comandando uma loja de equipamentos mecânicos com os pais, já seguiu algumas carreiras como advocacia e jornalismo, mas nada o faz tão feliz quanto estar diante do fogão. Aos 35 anos, aposta suas fichas no Masterchef Brasil para conseguir um novo rumo para sua vida. O amor pela arte de preparar alimentos surgiu com a ex-sogra, por quem sente carinho e admiração. Gentil e simpático, o fluminense garante que resistir à pressão com bom humor na esperança de que isso o leve mais longe possível.
Salomar – 47 anos/ empresário/ Brasília (DF)
Entra no jogo carregando uma bagagem de histórias, que ele acredita ser seu diferencial para levar o troféu desta temporada. Workaholic, já fez de tudo na vida e não se intimida com desafios. Nascido em Brasília, cresceu em Salvador, onde aprendeu a preparar receitas ainda criança, vendo o pai atuar no restaurante que tinha em Trancoso. Agitado, formou-se em Educação Física, trabalhou como modelo publicitário e conheceu diversos países. Hoje é empresário e diz que cansou de receber elogios apenas de familiares e amigos sobre seus dotes culinários, por isso almeja a aprovação dos jurados do MasterChef. Carismático, acredita que tudo na vida é networking e que no programa não será diferente.
Sofia – 26 anos/ relações públicas/ São Paulo (SP)
Tem um sonho antigo e uma decisão recente: largou uma carreira de seis anos em comunicação para finalmente apostar na gastronomia. Estilosa, articulada e apaixonada por frutos do mar (herança de um mês em Barcelona), combina referências das culinárias espanhola, italiana e grega. Desde a faculdade, já mostrava pulso firme liderando equipes e se colocando à frente quando ninguém mais tinha coragem. Estudiosa e estrategista, terá sempre um plano B na manga em busca do troféu.
Taynan- 33 anos/ dentista/ Rio de Janeiro (RJ)
É persistente e essa não é a primeira vez que aparece na frente das câmeras. Quase conseguiu o avental na 10ª temporada, transformando a frustração em força para chegar com tudo no MasterChef Brasil 12. Filha de nordestinos que cozinham muito bem, cresceu maratonando o programa, o que fez da culinária a sua grande paixão. Atua como dentista, lida bem com pressão e garante que é dura na queda e não leva desaforo para casa. Sem praticou esportes e adora competir, por isso promete que vai agarrar a sua vaga no jogo com unhas e dentes.
Teresa – 29 anos/ engenheira/ Foz do Iguaçu (PR)
É praticamente uma nômade. Filha de chineses, nasceu em Foz de Iguaçu, cresceu no Paraguai, morou nos Estados Unidos e atualmente vive em São Paulo, cidade pela qual é apaixonada. Começou a criar alguns pratos por curiosidade – com um forno elétrico e muita vontade de acertar – e hoje recria pratos complexos com referências que vão do chef italiano Massimo Bottura a sorvete de tacacá. No MasterChef, deseja se encontrar com sua gastronomia cheia de fusões internacionais e combinações complexas para conquistar o paladar dos jurados mais exigentes do Brasil.
Vitória – 22 anos/ empreendedora/ Cianorte (PR)
Dos torneios de xadrez da escola para a maior disputa culinária do mundo. Cresceu aprendendo com sua avó merendeira e seu pai cozinheiro como dominar a bancada e as panelas. Bastante competitiva, se dedicava ao máximo para ganhar os torneios no colégio e levar medalhas para casa. Por conta da sua ansiedade, chegou a ter muitas dúvidas sobre qual profissão seguir, mas sempre foi na cozinha que encontrou sua versão mais potente e feliz. Tem uma empresa de marketing digital com o marido e no MasterChef está em busca da realização do sonho de estudar Gastronomia e montar um restaurante com seu genitor. Mas, para conquistar o troféu, admite que além de surpreender na criatividade, precisará mostrar seu lado estratégico para movimentar bem o jogo até dar seu xeque mate.

Operação apreende 3,5 toneladas de fios e prende 4 pessoas em Florianópolis
Ação no Norte da Ilha encontrou também hidrômetros, armas de fogo e drogas
Quatro pessoas foram presas e cerca de 3,5 toneladas de fios de cobre foram apreendidas na manhã desta quarta-feira (14) durante uma nova etapa da Operação Fio Desencapado. A ação da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) tem como alvo a receptação e os furtos de cabos dos postes da cidade.