Perto do inverno, Estado só vacinou 28% da população contra a gripe

Números baixos chamam a atenção das autoridades de saúde, que reforçam a importância da imunização; 97% dos leitos de UTI estão ocupados

A Secretaria de Estado de Santa Catarina pede atenção da população para que todos procurem um Centro de Saúde e tomem a vacina contra a gripe. Até o momento, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 1.008.857 de pessoas já tomaram o imunizante no Estado, cerca de 28% da população. O número é considerado baixo pelas autoridades de saúde. Com a proximidade do inverno, a preocupação com a vacinação aumenta, visto que a queda das temperaturas aumentam as chances de transmissão e agravamento de doenças respiratórias, como a gripe.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O imunizante segue disponível em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para toda a população acima de 6 meses de idade e é preciso que as pessoas se imunizem o quanto antes. Desde o dia D, que ocorreu no dia 10 deste mês e foi responsável pela aplicação de 163.209 doses, a vacina está disponível para toda a população. Antes, era exclusiva para o grupo prioritário.

“É importante reforçar que a vacina continua disponível em todo o estado de Santa Catarina. É fundamental que principalmente o público-alvo, que são os idosos e as crianças possam se vacinar, pois é geralmente este público que continua internando nos nossos hospitais. A vacina está aberta para toda a população e contamos com a participação e colaboração de todos os catarinenses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, ou seja, protege contra três cepas do virus influenza: A-H1N1, A-H3N2 e B-linhagem Victória. A secretaria da saúde reforça que ela é gratuita e é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente entre os grupos prioritários. Além disso, a vacinação não apenas protege o indivíduo, mas também contribui para a redução da circulação do vírus em espaços públicos, aliviando a pressão sobre os serviços de saúde e diminuindo os impactos da gripe na sociedade.

Neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais. Ele ficará disponível ao longo de todo o ano, mesmo após a campanha, para esse público.

É importante levar a carteira de vacinação e um documento com foto para atualização do histórico vacinal.

Ocupação dos leitos de UTI

Segundo o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS de Santa Catarina, 97% dos leitos de UTI adultos estão ocupados no Estado. Litoral Norte e Vale do Itajaí são as regiões que mais preocupam, com 100% dos leitos ocupados.

Imagem: Cieges/Divulgação

           

             

Laudo da PRF aponta causa do acidente que incendiou veículos na BR-101

Caminhão carregado com etanol tombou e atingiu outros 24 carros e caminhões no Morro dos Cavalos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu nesta quarta-feira (14) a perícia sobre o acidente que resultou na explosão de um caminhão tanque carregado com etanol na BR-101 em Palhoça, na Grande Florianópolis, no último dia 6 de abril. O incêndio de grandes proporções atingiu 25 veículos e deixou sete feridos no Morro dos Cavalos.

Continue lendo

Laudo da PRF aponta causa do acidente que incendiou veículos na BR-101

Adicionar aos favoritos o Link permanente.