Mancha no Rio Tubarão aponta suspeita de vazamento de óleo em operação de balsa

Mancha no Rio Tubarão é causada por vazamento de óleo

Mancha no Rio Tubarão chamou atenção das autoridades no município – Foto: Anderson Nunes/Google Maps/ND

Uma mancha no Rio Tubarão, nas proximidades da passarela Ângelo Antônio Zabot, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, chamou atenção na manhã de quarta-feira (14). A Fundação de Meio Ambiente do município mobilizou uma equipe técnica, com o apoio da Secretaria de Proteção e da Defesa Civil, para realizar uma vistoria embarcada e apurar a ocorrência.

Os indícios apurados até o momento apontam que o vazamento de óleo pode estar relacionado à operação de uma balsa. Diante disso, a Fundação acionou o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), responsável pelo licenciamento ambiental desse tipo de atividade, para que sejam adotadas as providências cabíveis.

Mancha no Rio Tubarão mobiliza autoridades

A Prefeitura de Tubarão informou que a fiscalização e o licenciamento ambiental de operações nesse trecho do rio não são de competência do município. Por se tratar de um corpo hídrico sob influência de maré, o local é classificado como de domínio da União. Nesses casos, a atuação cabe ao órgão estadual ou federal competente.

Passarela Ângelo Antônio Zabot, local onde surgiu a mancha no Rio Tubarão

Mancha no Rio Tubarão surgiu próxima à passarela Ângelo Antônio Zabot – Foto: Anderson Nunes/Google Maps/ND

A Fundação do Meio Ambiente permanecerá, no entanto, à disposição para colaborar com os órgãos responsáveis, dentro de suas atribuições legais, contribuindo com as ações necessárias para mitigar os impactos ambientais causados pelo incidente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.