Ação é desdobramento da Operação ‘Sodalitas Finis’, que tem organização criminosa de Chapecó como alvo
O integrante de uma facção criminosa foi preso na manhã desta quinta-feira (15), suspeito de torturar outro membro do mesmo grupo. A ação ocorreu no cumprimento de novos mandados decorrentes da 4ª fase da Operação ‘Sodalitas Finis’, que tem como alvo a facção no Oeste de Santa Catarina, com atuação voltada ao tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.
A prisão preventiva foi realizada por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), que cumpriram também cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Chapecó e Itá. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias de Chapecó.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o preso foi identificado recentemente na investigação. Os novos mandados representam um avanço nas ações da Operação ‘Sodalitas Finis’, que tem como objetivo desarticular as atividades da organização criminosa com atuação em Chapecó e outros municípios catarinenses.
Os mandados contaram com o apoio do canil da PCSC, do Serviço Aeropolicial da Fronteira (Saer/Fron) e da Polícia Militar (PMSC). A investigação tramita em segredo de Justiça.
Relembre a 4ª Fase
Deflagrada em 6 de fevereiro de 2025, a 4ª fase da Operação ‘Sodalitas Finis’ cumpriu 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva nas cidades de Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, e em Cascavel, no Paraná.

Já a 1ª fase da operação iniciou em agosto de 2023, quando do GAECO cumpriu 74 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária e 97 mandados de busca e apreensão. O objetivo foi desarticular uma das maiores organizações criminosas em atividade do estado. Desde então, já aconteceram quatro fases e vários desdobramentos, como o da operação de hoje. Até agora, 99 pessoas já foram condenadas.
Operação Sodalitas Finis
O nome “Sodalitas Finis”, ou “o fim do grupo” em tradução livre, foi escolhido inicialmente em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.

Estudante morre atropelada na véspera do aniversário no Norte de SC
Acidente ocorreu próximo a ponto de ônibus em rodovia movimentada e sem faixa de pedestres
Uma adolescente morreu ao ser atropelada no começo da noite desta quarta-feira (14) na rodovia SC-301 em São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina. A vítima, identificada como Heloiza Viviany da Silva, completaria 14 anos nesta quinta-feira (15).