

Drones da Defesa Civil ajudam a identificar estragos causados por tornados em SC – Foto: Mauricio Vieira/Secom
O uso de novos drones da Defesa Civil foi essencial para confirmar a ocorrência de tornados em Santa Catarina, após as tempestades do último dia 9 de maio.
A tecnologia foi acionada pela primeira vez pelo órgão logo após os temporais, com os drones sendo utilizados para sobrevoar e avaliar áreas atingidas.
Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e em Palmitos, no Oeste, as imagens aéreas confirmaram a presença de tornados, com os dados auxiliando na mensuração dos danos e na coordenação das ações de resposta.
Os equipamentos contam com câmeras térmicas, sensores de alta precisão, resistência a condições adversas e capacidade de realizar mapeamentos, buscas, monitoramento de áreas de risco e apoio em operações de salvamento.
Drones da Defesa Civil trazem precisão na resposta a desastres
Esta é a primeira vez que a Defesa Civil registra eventos climáticos extremos no estado por meio da tecnologia. Os drones da Defesa Civil possibilitaram uma cobertura mais ampla e uma visão precisa do impacto dos tornados nas duas cidades.
Conforme o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a instituição busca se modernizar para ter mais eficiência nos serviços públicos “com mais tecnologia, agilidade e precisão na resposta aos eventos extremos”.

Equipamentos possuem câmeras térmicas e sensores de alta precisão para fazer mapeamentos – Foto: Leo Munhoz/Secom
O coordenador regional da Proteção da Defesa Civil, Diego Weschenfelder, reforçou a importância da tecnologia. “A utilização dos drones foi fundamental para a avaliação da extensão dos danos e para a confirmação do evento de tornado que atingiu o interior de Palmitos”, afirmou.
Além dos 24 drones DJI Matrice 30T, o governo de Santa Catarina entregou 22 viaturas pick-up 4×4. O objetivo é ampliar a capacidade operacional da instituição, fortalecendo a estrutura de prevenção e resposta a desastres naturais.