

Cachorro retornou ao seu verdadeiro tutor depois de ter ficado aos cuidados do CBEA – Foto: Reprodução/ND
Um caso voltou a ganhar repercussão em Joinville (SC) após um comentário do empresário Elon Musk sobre um vídeo do cachorro resgatado pela Guarda Municipal de Joinville em abril. O animal foi encontrado trancado dentro de um carro estacionado no Centro da cidade. Na ocasião, os termômetros marcavam 30 °C.
O que aconteceu com o cachorro resgatado
O Centro de Bem-Estar Animal informou que a pessoa que teria deixado o cachorro dentro do carro não seria, de fato, o tutor do cachorro. Desta forma, o verdadeiro tutor entrou com uma ação judicial para buscar o animal.
A sentença foi favorável e o tutor retirou seu animal do local no dia 14 de abril, 12 dias depois do ocorrido.
Ministério Público propõe acordo
O homem que trancou o cachorro no carro foi responsabilizado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), que propôs um acordo com as seguintes medidas:
- Prestação de serviço comunitário por 8 meses, preferencialmente em instituição ligada à proteção animal;
- Pagamento de multa no valor de R$ 3 mil, dividida em 10 parcelas, destinada à ONG Apajoi (Associação de Protetores de Animais de Joinville);
- Proibição de guarda de animais domésticos por 2 anos;
- Obrigação de comunicar ao Judiciário qualquer mudança de endereço, telefone ou e-mail em até 15 dias;
- Justificativa, com comprovação documental, de qualquer descumprimento das condições estabelecidas, também em até 15 dias.
O MPSC ainda aguarda a resposta do investigado quanto à aceitação ou não do acordo.
Comentário de Elon Musk
O empresário Elon Musk compartilhou em sua conta no X (antigo Twitter) o vídeo em que a Guarda Municipal de Joinville resgata o cachorro. Musk, que é dono da rede social e fundador da Tesla, usou a gravação para destacar uma funcionalidade de seus veículos.
“Os Teslas têm proteção automática contra superaquecimento para resfriar o carro, garantindo a segurança de bebês e animais de estimação”, escreveu.

Elon Musk comentou o vídeo para falar sobre a tecnologia dos carros Tesla – Foto: Reprodução/ND
Relembre o caso
O episódio aconteceu no dia 2 de abril, por volta do meio-dia, em frente a uma lanchonete na rua do Príncipe, no Centro de Joinville. A temperatura elevada chamou a atenção de pedestres que, ao perceberem o animal sozinho no carro e sem resposta aos chamados, acionaram a Guarda Municipal.
O vídeo do resgate mostra o momento em que o agente quebra o vidro do veículo para retirar o cachorro, que apresentava sinais de exaustão. Após o resgate, o animal foi encaminhado ao CBEA (Centro de Bem-Estar Animal).
Pedestres tentaram chamar o cachorro e ele não respondia mais – Vídeo: Reprodução/ND