Topázio Neto assina convênio para implantação do BRT em Florianópolis

Projeto contemplado pelo PAC prevê faixas exclusivas e estações de embarque

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), assinou nesta segunda-feira (10) o convênio para a implantação dos primeiros trechos de BRT na Capital, que contará com faixas e estações exclusivas para os ônibus do transporte coletivo. A obra será custeada com um repasse de R$ 159,15 milhões do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O valor foi liberado pelo Ministério das Cidades após a aprovação da proposta apresentada pelo município. Estão contemplados no projeto os trechos 1 e 2 do BRT em Florianópolis, além de faixa exclusiva na Avenida Mauro Ramos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Os dois primeiros compreendem a extensão entre o TITRI até Saco dos Limões, um trecho de 5,2 km, que passa próximo à UFSC e corta o bairro Pantanal. Já na Mauro Ramos, que faz conexão com a Beira-mar Norte, em trecho de 2,67 km estão previstas adequações com o objetivo de priorizar o transporte público coletivo também naquela região.

O projeto contemplado engloba ainda a readequação e implantação de 20 abrigos de ônibus e 9 estações de embarque de passageiros. O prazo de execução das obras é de três anos.

Foto: Allan Carvalho/PMF

Próximas etapas

Após a assinatura do convênio, o projeto passará por uma revisão junto à empresa contratada, sendo as próximas etapas a análise e aprovação da Caixa Econômica Federal e posteriormente o lançamento do processo licitatório. Estima-se o prazo de seis a oito meses para estas etapas.

“Essa é uma virada no transporte coletivo da cidade, uma intervenção que já deveria ser realidade há muito tempo por aqui. Com as vias exclusivas as pessoas chegam mais rápido ao trabalho, têm uma maior previsibilidade nos tempos de deslocamento, além do impacto positivo geral para o fluxo de veículos na cidade, que deve diminuir, pois deve aumentar a utilização do ônibus frente aos outros modais”, salienta o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

           

             

SC mobiliza cerca de 260 mil pessoas em simulado de desastres inédito

Exercício replicou cenários críticos com base nos principais riscos identificados no estado

Cerca de 260 mil pessoas foram mobilizadas em 256 municípios de Santa Catarina durante a realização do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) neste domingo (18). Foi o maior exercício de preparação para desastres já realizado no Brasil.

Continue lendo

SC mobiliza cerca de 260 mil pessoas em simulado de desastres inédito

Adicionar aos favoritos o Link permanente.