INSS exigirá biometria para desbloquear empréstimos consignados a partir de 23 de maio

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que passará a exigir biometria para desbloquear empréstimos consignados

O INSS anunciou que passará a exigir biometria para desbloquear empréstimos consignados – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que passará a exigir biometria para desbloquear empréstimos consignados a partir desta sexta-feira (23). A nova medida foi oficializada em despacho publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19), com assinatura do presidente do órgão, Gilberto Waller Junior.

De acordo com o INSS, a exigência da biometria tem como objetivo “mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”. A autenticação será feita na plataforma Meu INSS e validada nas bases do governo federal.

Biometria para desbloquear empréstimos consignados

A decisão ocorre após investigações da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria-Geral da União) revelarem um esquema de fraudes em empréstimos consignados. Segundo as apurações, cerca de R$ 6,3 bilhões foram desviados por meio de descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.

Mais de 1,5 milhão de beneficiários denunciaram descontos não autorizados

Levantamento do INSS aponta que mais de 1,5 milhão de aposentados e pensionistas afirmam não ter autorizado os descontos em seus benefícios e já solicitaram o reembolso. Isso representa cerca de nove em cada dez casos registrados até o último domingo (18).

Ao todo, 41 entidades foram notificadas e têm o prazo de 15 dias para justificar os descontos ou restituir os valores cobrados indevidamente.

Com a implementação da biometria para desbloquear empréstimos consignados, o INSS espera aumentar a segurança e evitar novos casos de fraudes – Foto: Marcela Matos/Ascom INSS

Como consultar os descontos no Meu INSS

Para verificar se há algum desconto associativo não autorizado, o beneficiário deve acessar o aplicativo Meu INSS, fazer login com CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Caso o desconto não seja reconhecido, o sistema exibirá uma mensagem confirmando que a solicitação foi realizada com sucesso.

Com a implementação da biometria para desbloquear empréstimos consignados, o INSS espera aumentar a segurança e evitar novos casos de fraudes que afetam milhões de segurados em todo o país.

*Com informações de R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.