Resultados de pesquisa são divulgados na Semana Estadual da Televisão
Quem está ligado na programação da TVBV nesta semana provavelmente conferiu a nova campanha da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), estrelada pelos apresentadores Graziane Ubiali e Rodrigo Cardozo. Com o slogan “Tá na TV, todo mundo vê”, a Acaert apresenta os resultados de uma pesquisa inédita sobre “Comportamento e Consumo do Meio TV em Santa Catarina”.
Nesta quinta-feira (12), o jornalismo da emissora do Grupo Barriga Verde recebeu a conclusão do estudo diretamente da Associação, com dados fundamentais para entender o mercado da televisão em Santa Catarina. São mais de 7,8 milhões de pessoas que possuem o aparelho no estado, o equivalente a 97% da população. Oito em cada 10 delas são fiéis às programações de segunda a sexta-feira, principalmente durante a noite.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A pesquisa explora a forma como os catarinenses consomem televisão e comprova a confiança do público nas informações veiculadas. Segundo a Acaert, 60% dos entrevistados afirmam confiar nos apresentadores de noticiários, enquanto 52% acreditam que, ao verem uma notícia na TV, sabem que não se trata de fake news. A pesquisa mostra que os comerciais também inspiram credibilidade — 46% dos catarinenses confiam nas propagandas veiculadas na TV.
Segundo Guido Schvartzman, diretor executivo da Acaert, a consulta traz revelações importantes. “Não são pesquisas de audiência, mas sim de consumo, ou seja, como é que o catarinense costuma assistir televisão. Em que horários ele assiste, se assiste vendo o celular, pela tela da televisão, pelo tablet… É esse tipo de insight que a nossa pesquisa traz”, explica.
Para as emissoras, o resultado é importante para entender não apenas as preferências do público, mas também para reforçar o impacto e a relevância da televisão na sua rotina. A pesquisa revela, por exemplo, a preferência especial dos telespectadores catarinenses por conteúdos regionais.
“É o jornalismo que emissoras como a TVBV fazem e que o catarinense reconhece como algo que tem muito valor para ele no dia a dia. A televisão é muito relevante, não existe nenhum tipo de meio tão abrangente e é importante a gente comprovar isso com dados”, acrescenta Schvartzman.

Semana da TV
O momento escolhido para a veiculação da campanha da Acaert não é por acaso. Os resultados da pesquisa são apresentados por representantes de cada emissora catarinense durante a Semana Estadual da Televisão 2025. A celebração foi instituída por uma lei da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 2022, e celebra a primeira transmissão de televisão no Brasil.
A Semana da Televisão tem como referência o dia 1º de junho de 1950, quando ocorreu a transmissão do que se tornaria a TV Tupi, pioneira no Brasil, do cantor mexicano Frei José Mojica. Apenas 200 aparelhos, instalados em diversos pontos de São Paulo, receberam o sinal.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram

VÍDEO: Noivo desmaia e cai no chão durante casamento no interior de SC
Vídeo viralizou nas redes sociais; apesar do susto, “foi tudo lindo e maravilhoso”, disse
Uma cena inusitada fez um casamento no interior de Santa Catarina viralizar e ficar famoso em todo o estado. O ocorrido foi em uma cerimônia no município de Salete, no Alto Vale do Itajaí, município com pouco mais de 7 mil habitantes. Cerca de 200 pessoas estavam presentes na igreja para prestigiar a união de Gustavo Schmitz e Pâmela Berto, mas levaram um susto no meio do casório. Durante a benção do cerimonialista, um pastor da cidade, o noivo começou a cambalear e caiu desmaiado no chão.