Acaert revela preferências de consumo de TV pelo público de Santa Catarina

Resultados de pesquisa são divulgados na Semana Estadual da Televisão

Quem está ligado na programação da TVBV nesta semana provavelmente conferiu a nova campanha da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), estrelada pelos apresentadores Graziane Ubiali e Rodrigo Cardozo. Com o slogan “Tá na TV, todo mundo vê”, a Acaert apresenta os resultados de uma pesquisa inédita sobre “Comportamento e Consumo do Meio TV em Santa Catarina”.

Nesta quinta-feira (12), o jornalismo da emissora do Grupo Barriga Verde recebeu a conclusão do estudo diretamente da Associação, com dados fundamentais para entender o mercado da televisão em Santa Catarina. São mais de 7,8 milhões de pessoas que possuem o aparelho no estado, o equivalente a 97% da população. Oito em cada 10 delas são fiéis às programações de segunda a sexta-feira, principalmente durante a noite.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A pesquisa explora a forma como os catarinenses consomem televisão e comprova a confiança do público nas informações veiculadas. Segundo a Acaert, 60% dos entrevistados afirmam confiar nos apresentadores de noticiários, enquanto 52% acreditam que, ao verem uma notícia na TV, sabem que não se trata de fake news. A pesquisa mostra que os comerciais também inspiram credibilidade — 46% dos catarinenses confiam nas propagandas veiculadas na TV.

Segundo Guido Schvartzman, diretor executivo da Acaert, a consulta traz revelações importantes. “Não são pesquisas de audiência, mas sim de consumo, ou seja, como é que o catarinense costuma assistir televisão. Em que horários ele assiste, se assiste vendo o celular, pela tela da televisão, pelo tablet… É esse tipo de insight que a nossa pesquisa traz”, explica.

Para as emissoras, o resultado é importante para entender não apenas as preferências do público, mas também para reforçar o impacto e a relevância da televisão na sua rotina. A pesquisa revela, por exemplo, a preferência especial dos telespectadores catarinenses por conteúdos regionais.

“É o jornalismo que emissoras como a TVBV fazem e que o catarinense reconhece como algo que tem muito valor para ele no dia a dia. A televisão é muito relevante, não existe nenhum tipo de meio tão abrangente e é importante a gente comprovar isso com dados”, acrescenta Schvartzman.

Foto: Flávio Jr./TVBV Online

Semana da TV

O momento escolhido para a veiculação da campanha da Acaert não é por acaso. Os resultados da pesquisa são apresentados por representantes de cada emissora catarinense durante a Semana Estadual da Televisão 2025. A celebração foi instituída por uma lei da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 2022, e celebra a primeira transmissão de televisão no Brasil.

A Semana da Televisão tem como referência o dia 1º de junho de 1950, quando ocorreu a transmissão do que se tornaria a TV Tupi, pioneira no Brasil, do cantor mexicano Frei José Mojica. Apenas 200 aparelhos, instalados em diversos pontos de São Paulo, receberam o sinal.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ACAERT (@acaertoficial)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ACAERT (@acaertoficial)

           

             

VÍDEO: Noivo desmaia e cai no chão durante casamento no interior de SC

Vídeo viralizou nas redes sociais; apesar do susto, “foi tudo lindo e maravilhoso”, disse

Uma cena inusitada fez um casamento no interior de Santa Catarina viralizar e ficar famoso em todo o estado. O ocorrido foi em uma cerimônia no município de Salete, no Alto Vale do Itajaí, município com pouco mais de 7 mil habitantes. Cerca de 200 pessoas estavam presentes na igreja para prestigiar a união de Gustavo Schmitz e Pâmela Berto, mas levaram um susto no meio do casório. Durante a benção do cerimonialista, um pastor da cidade, o noivo começou a cambalear e caiu desmaiado no chão.

Continue lendo

VÍDEO: Noivo desmaia e cai no chão durante casamento no interior de SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.