Jurerê terá o maior alargamento de praia de Florianópolis

Florianópolis inicia nesta sexta-feira, 26, o maior alargamento de praia já feito na cidade. Chegou a vez de Jurerê ter a faixa de areia aumentada nos seus 3,38 km de extensão, beneficiando tanto a parte internacional quanto a tradicional. O principal objetivo da obra de Jurerê é a recuperação da faixa de areia, bem como a contenção da erosão marinha. É uma parceria entre Município e Governo do Estado com investimentos previstos de R$ 24,8 milhões.

Esta é a terceira obra de engordamento de praia no Norte da Ilha em pouco mais de quatro anos. Os serviços serão conduzidos pela Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura.

“Essa é uma obra esperada há muito tempo não só pela comunidade de Jurerê, mas pela cidade inteira. Isso, no mundo, é muito usual. Florianópolis é pioneira nisso e tomou a dianteira em nível de Brasil. Essa vai ser mais uma obra de sucesso, pensada para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e para turistas”, comemora o prefeito Topazio Neto.

“Vai estruturar a praia de Jurerê, como aconteceu em todas as outras que fizeram o engordamento da faixa de areia aqui em Santa Catarina. É uma obra que embeleza e dá mais segurança para quem mora e também pra quem visita a região”, disse o governador Jorginho Mello.

As obras vão começar pelo lado de Jurerê Tradicional, onde, em alguns pontos, a faixa de areia inexiste e, atualmente, a largura máxima da praia da região é de aproximadamente 15 metros. A expectativa é a de que, com o alargamento, ela chegue a 40 metros, e se estabilize em 30 metros, após a conformação natural pela maré. Apenas um pequeno trecho de cerca de 50 metros próximo ao costão que faz divisa com Canajurê não será alargado por conta do Rio das Ostras.

A Secretaria de Transportes e Infraestrutura tem como estratégia trabalhar em 200 metros de faixa de areia por vez, de modo a conciliar os serviços com a procura pela praia pelos banhistas durante a alta temporada. Assim, somente o trecho em obras terá o acesso fechado temporariamente, a cada dois a três dias, para garantir a segurança da população. Neste sentido, a Prefeitura reforça a importância de moradores e turistas ficarem atentos à sinalização local.

A agilidade na liberação dos trechos alargados e, consequentemente, no avanço da obra, será possível porque a dragagem de areia de jazida submarina de até 2,5 metros de profundidade localizada a 1.350 metros de distância da orla vai acontecer 24 horas por dia enquanto durarem esses serviços. Durante o período, deve ser dragado um volume de 491,22 mil metros cúbicos de areia com a mesma coloração e granulatura (dimensão) da que perfaz esse que é um dos balneários de maior movimentação turística na alta temporada, em Florianópolis.

Obra conta com recursos do Governo do Estado

O engordamento de Jurerê conta com as devidas licenças ambientais provisória e de instalação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ele representa um investimento de R$ 24,79 milhões, sendo que metade desse valor será pago pelo governo do Estado.

O serviço de dragagem

A dragagem corresponde à escavação de areia do fundo do mar com o auxílio de um tipo especial de embarcação, no caso, a draga auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper). A embarcação é resistente às intempéries, o que significa dizer que atua mesmo em dias de chuva.

O trabalho, efetivamente, funciona assim: após extrair o material, a draga é deslocada até 200 metros da orla – essa distância evita que ela encalhe na areia da praia em si – para ser acoplada a uma tubulação de 450 metros. Mas só a parte da tubulação que flutua sobre a água é que fica posicionada perpendicularmente à praia; o restante da tubulação fica “em terra”, em paralelo à faixa de areia que está sendo alargada. Efetuado o acoplamento, a draga bombeia a areia para transportá-la pela tubulação até o balneário e, na sequência, ela é espalhada por tratores. Sendo que esse processo será repetido quantas vezes for necessário até a conclusão da obra.

Praia de Canasvieiras e Ingleses também foram alargadas na capital

A praia de Canasvieiras foi a primeira a ser alargada, obra que foi inaugurada em janeiro de 2020. Ela teve a faixa de areia aumentada nos 2,34 km entre Canajurê e o trapiche, com um volume de cerca de 400 mil metros cúbicos de areia. Depois disso, foi feito o engordamento da praia dos Ingleses, beneficiando os 2,87 km entre o Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. Na obra, entregue em março deste ano, o volume dragado foi de aproximadamente 500 mil metros cúbicos.

Obra que será feita pela terceira vez no Norte da Ilha terá cerca de 3,38 km, um quilômetro a mais do que em Canasvieiras

A Prefeitura de Florianópolis inicia nesta sexta-feira, 26, o maior alargamento de praia já feito na cidade. Chegou a vez de Jurerê ter a faixa de areia aumentada nos seus 3,38 km de extensão, beneficiando tanto a parte internacional quanto a tradicional. O principal objetivo da obra de Jurerê é a recuperação da faixa de areia, bem como a contenção da erosão marinha. É uma parceria entre Município e Governo do Estado com investimentos previstos de R$ 24,8 milhões.

Esta é a terceira obra de engordamento de praia no Norte da Ilha em pouco mais de quatro anos. Os serviços serão conduzidos pela Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura.

“Essa é uma obra esperada há muito tempo não só pela comunidade de Jurerê, mas pela cidade inteira. Isso, no mundo, é muito usual. Florianópolis é pioneira nisso e tomou a dianteira em nível de Brasil. Essa vai ser mais uma obra de sucesso, pensada para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e para turistas”, comemora o prefeito Topazio Neto.

“Vai estruturar a praia de Jurerê, como aconteceu em todas as outras que fizeram o engordamento da faixa de areia aqui em Santa Catarina. É uma obra que embeleza e dá mais segurança para quem mora e também pra quem visita a região”, disse o governador Jorginho Mello.

As obras vão começar pelo lado de Jurerê Tradicional, onde, em alguns pontos, a faixa de areia inexiste e, atualmente, a largura máxima da praia da região é de aproximadamente 15 metros. A expectativa é a de que, com o alargamento, ela chegue a 40 metros, e se estabilize em 30 metros, após a conformação natural pela maré. Apenas um pequeno trecho de cerca de 50 metros próximo ao costão que faz divisa com Canajurê não será alargado por conta do Rio das Ostras.

A Secretaria de Transportes e Infraestrutura tem como estratégia trabalhar em 200 metros de faixa de areia por vez, de modo a conciliar os serviços com a procura pela praia pelos banhistas durante a alta temporada. Assim, somente o trecho em obras terá o acesso fechado temporariamente, a cada dois a três dias, para garantir a segurança da população. Neste sentido, a Prefeitura reforça a importância de moradores e turistas ficarem atentos à sinalização local.

A agilidade na liberação dos trechos alargados e, consequentemente, no avanço da obra, será possível porque a dragagem de areia de jazida submarina de até 2,5 metros de profundidade localizada a 1.350 metros de distância da orla vai acontecer 24 horas por dia enquanto durarem esses serviços. Durante o período, deve ser dragado um volume de 491,22 mil metros cúbicos de areia com a mesma coloração e granulatura (dimensão) da que perfaz esse que é um dos balneários de maior movimentação turística na alta temporada, em Florianópolis.

Obra conta com recursos do Governo do Estado

O engordamento de Jurerê conta com as devidas licenças ambientais provisória e de instalação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ele representa um investimento de R$ 24,79 milhões, sendo que metade desse valor será pago pelo governo do Estado.

O serviço de dragagem

A dragagem corresponde à escavação de areia do fundo do mar com o auxílio de um tipo especial de embarcação, no caso, a draga auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper). A embarcação é resistente às intempéries, o que significa dizer que atua mesmo em dias de chuva.

O trabalho, efetivamente, funciona assim: após extrair o material, a draga é deslocada até 200 metros da orla – essa distância evita que ela encalhe na areia da praia em si – para ser acoplada a uma tubulação de 450 metros. Mas só a parte da tubulação que flutua sobre a água é que fica posicionada perpendicularmente à praia; o restante da tubulação fica “em terra”, em paralelo à faixa de areia que está sendo alargada. Efetuado o acoplamento, a draga bombeia a areia para transportá-la pela tubulação até o balneário e, na sequência, ela é espalhada por tratores. Sendo que esse processo será repetido quantas vezes for necessário até a conclusão da obra.

Praia de Canasvieiras e Ingleses também foram alargadas na capital

A praia de Canasvieiras foi a primeira a ser alargada, obra que foi inaugurada em janeiro de 2020. Ela teve a faixa de areia aumentada nos 2,34 km entre Canajurê e o trapiche, com um volume de cerca de 400 mil metros cúbicos de areia. Depois disso, foi feito o engordamento da praia dos Ingleses, beneficiando os 2,87 km entre o Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. Na obra, entregue em março deste ano, o volume dragado foi de aproximadamente 500 mil metros cúbicos.

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