Tromba d’água é registrada nesta manhã na praia do santinho em Florianópolis

Na manhã desta sexta-feira, 26, um fenômeno assustou moradores da praia do Santinho em Florianópolis. Entre às 9h e 11h30min pode ser observada a formação de uma tromba d’água, do mar em direção à praia.

O fenômeno ocorre a partir de grandes nuvens de tempestades. Correntes de ar quente levam bastante umidade para as camadas mais altas da atmosfera, formando uma espiral que se estende para baixo da base da nuvem de tempestade.

Este tipo de fenômeno, embora sejam semelhantes a tornados, geralmente não são tão intensos e têm uma vida útil curta. De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), “o sistema se forma em corpos d’água, como oceanos ou lagos, e apresentam risco principalmente para as pessoas que estão no mar e pequenas embarcações. Além disso, ele costuma se dissipar em contato com a costa.”

Um dos primeiros sinais de sua formação é a nuvem funil, que quando se aproxima da superfície da água, dá origem a uma coluna giratória de ar, como visto nos vídeos compartilhado. Para isso, é necessário que a atmosfera apresente cisalhamento dos ventos, isso é, uma mudança na direção dos ventos com a altitude, possibilitando a rotação dos ventos. Ressaltamos que eventos como esse são fenômenos naturais e fazem parte da dinâmica complexa da atmosfera sobre áreas costeiras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.