Dia da Internet (17/05) traz reflexões e tendências sobre a evolução do trabalho remoto

De acordo com estudo publicado em janeiro deste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pelo menos 20,5 milhões de brasileiros estão em ocupações com potencial de serem realizadas de forma remota, o que representa 22,6% do total de ocupados. Já a pesquisa Datafolha aponta, em entrevistas realizadas em dezembro de 2022, que 24% dos brasileiros preferem o trabalho remoto, enquanto outros 28% escolheriam o formato híbrido.

O acesso à internet foi fundamental para a consolidação desses novos modelos de trabalho. Segundo dados da empresa Statista, o Brasil, por exemplo, é considerado o quinto país com mais usuários de internet no mundo, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Para demonstrar a importância dessa rede global, a ONU, em uma assembleia em 2006, estabeleceu o Dia Mundial da Internet, celebrado no dia 17 de maio.

Com os colaboradores impossibilitados de irem trabalhar presencialmente durante a pandemia da Covid-19, foi preciso desenvolver tecnologias que tornassem o trabalho remoto cada vez mais efetivo e eficiente. Se de um lado as empresas passaram a ver a economia melhorando nesse novo formato de trabalho, de outro lado, inovar o dia a dia de atividades, com recursos práticos e inteligentes, também era preciso.

Para entender todo o aprendizado desses últimos quatro anos de trabalho remoto, os ajustes a serem feitos, o futuro do trabalho home office no Brasil e no mundo e a importância de se investir em pessoas, processos e inovação, o porta-voz Rogério Borelli, Gerente de Operação de Outsourcing na Lyncas, empresa de outsourcing de tecnologia e desenvolvimento de projetos personalizados, está disponível para entrevistas. Confira abaixo o perfil do executivo:

Formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Rogério Borelli Filho é atualmente Gerente de Operação de Outsourcing na Lyncas. Em sua carreira, passou por grandes empresas e entidades, como Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNpQ), White Martins Gases Industriais, ExxonMobil Business Support Center (ESSO), Meta, Ewave do Brasil, Openbio (Akiyama Group) e Associação Comercial do Paraná (ACP). Possui expertise em TI, pré-vendas e vendas de software SAP, gestão e acompanhamento de profissionais de TI alocados em clientes, apresentações e negociações com clientes e acompanhamento de entregas de projetos. Entre outras áreas, atuou em Vendas Consultivas, Customer Success, Controles Internos. Controladoria Internacional, Gerenciamento de Projetos de TI e Vendas B2B.

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