• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Creche da Igreja de Pedra no Rio Tavares amanheceu em chamas

Creche NEIM Diamantina pega fogo nesta madrugada (24)
Creche NEIM Diamantina pega fogo

O Núcleo de Educação Infantil Municipal – NEIM Diamantina Bertolina da Conceição, localizado na Rod. Luiz Moura Gonzaga, n° 1525, no bairro Rio Tavares, aos fundos da Igreja de Pedra, pegou fogo nesta madrugada. 

 

Por volta da 1 h da manhã deste sábado (24), o alarme da Creche disparou e a ronda de vigilância foi até a creche, logo acionou os bombeiros, pois havia fogo alto e muita fumaça no local, os bombeiros prontamente chegaram e ficaram até as aproximadamente 3hs da manhã para controlar o fogo, foi necessário quebrar a parede para conter o foco do fogo na Secretaria da Creche, a Guarda Municipal chegou aproximadamente às 4hs da amanhã para isolar os acessos.

 

Por volta das 6hs da manhã o fogo voltou e os bombeiros retornaram ao local novamente para controlar o incêndio.

 

O Prefeito Topazio Neto, Fabrícia Souza – Secretária de Educação, Mariana Oliveira – Gerente Diretoria de Educação Infantil, Manuela Schlindwein – Assessora da Unidade, Carla Brito – Chefe do Departamento de Alimentação Escolar, Renata Sueli da Rocha – Diretora da Creche, pais de alunos e funcionários estiveram presentes nesta manhã no local.

 

Moradores relatam que houve oscilação e falta de energia durante esta noite, a Secretária de Educação informa que a perícia deverá ser realizada na próxima segunda-feira (26) para identificar as causas do incidente, complementa que os alimentos foram transportados para outra unidade e enfatiza que apenas a secretaria e área administrativa foi impactada, apenas deixando fuligens nas Salas, Cozinha, e Depósitos. 

 

O sentimento que tivemos ao ouvir os representantes da PMF, antes de visitar o local, foi o de tranquilidade, afinal não houve vítimas e aparentemente apenas a secretaria havia sofrido grandes danos, e já havia um plano para os alunos continuem a ser atendidos em galpão da Igreja de Pedra, mesmo sem a infraestrutura adequada.

Porém, diferentemente do Sr. Prefeito, fizemos questão de chegar o mais próximo possível do local para analisar o impacto do incêndio em toda a creche e ficamos perplexos, vejam as fotos e vídeos que fizemos, a real situação é alarmante e se difere muito do que se pinta a Prefeitura. A Creche precisará urgentemente de uma reforma completa e minuciosa.

 

Entrevistando alguns pais de alunos, entendemos que na perspectiva da Creche a discrepância entre a realidade e o que a prefeitura considera real, já perdura por muitos anos. Nas fotos vemos uma Creche infantil carente e mal tratada, mato alto, salas com vidros quebrados, lustres pendurados em péssimas instalações elétricas, e isso tudo após o recém-início do ano letivo no dia 15 de fevereiro. Os pais de alunos já cobram por melhores condições há tempos, até convite ao Prefeito foi feito por mãe de aluno para visitar o local e ver a real situação.

 

Fomos informados pelos pais de que além dos materiais que já eram precários, pois nem a agenda escolar a PMF conseguiu entregar aos alunos em 2023 e 2024, entendemos que itens em tecido, como cortinas, almofadas, bem como livros e brinquedos deverão ser trocados, pois mesmo após a limpeza existe o cheiro de fumaça perdura.

 

Enquanto de um lado temos um excelente marketing da PMF, Vereadores da região mais preocupados e emocionados com pracinhas ou hortas sustentáveis, a nossa saúde pública e educação infantil chegam em estado de alerta, assim como uma tragédia anunciada a sorte deste caso foi de não termos nenhuma das 140 crianças, professores ou funcionários durante o incêndio. 

 

A comunidade exige uma reforma completa e a disponibilidade de um local adequado com estrutura para receber os aproximadamente 140 alunos, sendo que algumas crianças passam 10hs do dia neste local, sem contar a quantidade de alunos com necessidade especial.

 

Redação DuCampeche

DuBairro, DuBairroSegurança,

Adicionar aos favoritos o Link permanente.