Multinacional catarinense Audaces amplia investimentos em franquias para expandir alcance no mercado global

A multinacional ítalo-brasileira Audaces, referência mundial em tecnologias para a indústria da moda, vem direcionando esforços para ampliar sua presença no mercado de franquias. Com uma carteira composta por 20 mil clientes, 60 mil profissionais têxteis, e presença em mais de 70 países, a companhia registrou crescimento de 34% em 2023, na vertical de franquias. A projeção da empresa é obter aumento adicional de 30% no volume de franquias neste ano.

A Audaces começou a investir no segmento de franquias em 2017, com o objetivo de criar uma maior proximidade com os clientes e conseguir expandir suas soluções, no segmento, nos mercados em que atua. Passados seis anos, a companhia já conta com 36 unidades de franquias e está presente em todas as regiões do Brasil, além de contar com distribuidores em países de toda a América, Europa, África e Ásia.

“Nosso foco é seguir investindo no setor e crescer em mais de 150% nossa presença na América Latina. Esses canais têm se mostrado uma ótima forma de crescimento, e de forma segura, o que deve contribuir para atingirmos os objetivos traçados”, afirma Christiano Almeida, coordenador de Canais e Franquias na Audaces.

Conforme o diretor comercial da Audaces, Jorimar Lorenzi, a estratégia é só o começo de um plano de expansão ainda mais robusto: para 2030 a meta da Audaces é ter mais 330 canais de vendas em toda a sua operação global.

“Estamos investindo em todas as frentes para que os números se tornem realidade, desde investimentos em marketing, relacionamento com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e outras associações ao redor do mundo. Vamos investir também no crescimento da nossa estrutura interna, com a expansão do time para aumentar nossa capacidade de atendimento. Temos essa meta distribuída por países com atuação global. Na linha do tempo estamos dentro da projeção e superando ano após ano o crescimento de canais”, afirma.
Investimento bilionário
A ampliação da vertical de franquias é um dos resultados esperados pela multinacional dentro do plano de investimentos 2024-2030, que deve aplicar cerca de R$ 1 bilhão para acelerar a expansão internacional da Audaces e consolidar sua posição como referência multi plataforma para criação 5.0, produção e vendas.

O próprio setor é favorável ao desenvolvimento do negócio, e, de acordo com a  ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), a indústria da moda movimenta em média US$ 115 bilhões de dólares por ano no Brasil e US$ 2,4 trilhões de dólares no mundo — demonstrando que há muito mercado a explorar.

Com três décadas de atuação e crescimento médio de 30% ao ano, a empresa sediada em Florianópolis e Palhoça (SC, Brasil), e em Rovereto (Trento, Itália), é uma parceria segura para franqueados e futuros empreendedores que desejam crescer com a marca. Isso porque, a Audaces conta com um modelo de negócios robusto, no qual os franqueados desfrutam de suporte total da empresa, incluindo transferência de know-how, marketing para geração de oportunidades, treinamentos de alta performance e acesso ao portfólio completo de produtos. A empresa fornece ainda estudo de viabilidade financeira, administrativa, de vendas e jurídica.

O modelo escolhido pela Audaces para avançar no setor são as microfranquias, onde inicialmente não é necessário contratar funcionários e/ou pontos físicos. Porém, a partir de um ponto é necessário empreender, se relacionar com o mercado e, para isso, o empreendedor parceiro deve investir no seu próprio negócio.

“A rede de franquias da Audaces se mostra uma oportunidade de negócio rentável e fácil de iniciar. Hoje não encontramos empresas no modelo microfranquia, com um investimento inicial tão baixo, rentabilidade acima de 20% e com possibilidade de atingir o ponto de equilíbrio e recuperar todo o investimento inicial, dentro do primeiro ano. Isto é algo que conseguimos entregar”, sinaliza Christiano Almeida.
Empresa conquista reconhecimento nacional em franquias
Apesar do alto crescimento da Audaces desde que ingressou no mercado de franquias, incluindo mudanças no modelo de atuação e na cultura, a empresa mantém cautela na seleção de novos franqueados. “Criar e manter uma identidade de marca forte é essencial para o sucesso de uma franqueadora e do negócio de forma geral, mas trabalhar com um modelo padronizado exige muito cuidado para que a empresa não perca sua identidade perante o mercado”, avalia o especialista.

Para que isso aconteça, a Audaces mantém uma estratégia cuidadosa de seleção de locais e franqueados, além de um plano claro de suporte à medida que a rede cresce. O rigor também já rende frutos para a multinacional. Neste ano, a Audaces foi uma das 227 franquias certificadas pela ABF com o Selo de Excelência em Franchising, principal honraria do mercado brasileiro de franchising.

“Este reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo nessa frente de negócios e demonstra que nossa estrutura de franquias está contribuindo de forma significativa para a Audaces seguir sua trajetória de sucesso, mantendo seu compromisso com a excelência e inovação a nível global”,  completa Christiano Almeida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.