TopMed apresenta guia para uma teleconsulta médica bem-sucedida

Voltadas ao público final, dicas incluem desde o pré até o pós-atendimento para melhorar a experiência nessa modalidade de consulta, além dos diferentes canais de acesso.

A consulta online é uma inovação no setor da saúde que tem conquistado cada vez mais adeptos, alterando o acesso a cuidados médicos. Por isso, é fundamental se adaptar a essa modalidade que está em constante desenvolvimento.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina é realizada por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação que permitem médicos e pacientes se conectarem remotamente. Esse formato é particularmente útil em situações que não exigem a presença física do paciente, proporcionando conforto, economia de tempo e acesso a especialistas que podem não estar disponíveis localmente.

“A preparação para uma consulta online é simples e importante. Basta entender os requisitos técnicos, seguir os passos de agendamento e ficar atento às notificações. Na TopMed, nosso compromisso é oferecer serviços eficientes e acessíveis, transformando completamente a forma como cuidamos da saúde. Estamos aqui para proporcionar uma experiência de atendimento segura, resolutiva, conveniente e assertiva, trazendo o futuro da saúde para o presente”, diz Valda Stange, CEO da TopMed.

Referência nacional em telemedicina e telessaúde, a TopMed elenca um conjunto de orientações para o público aproveitar ao máximo os benefícios da consulta virtual. As dicas incluem desde o pré até o pós-atendimento, garantindo um atendimento mais produtivo e eficaz.

Antes da teleconsulta

Anote os sintomas: anote tudo o que deseja compartilhar com o médico: histórico, sintomas atuais, medicamentos, exames. Informações precisas e detalhadas contribuem para o diagnóstico e tratamento adequados.

Agendamento: agende a consulta com antecedência e esteja ciente dos detalhes do atendimento. No caso da TopMed, há diversos meios para a marcação e realização de consultas. São eles: Aplicativo Saúde 24h, WhatsApp, 0800 e QR Code. Aempresa gera o código e quando o paciente fizer o escaneamento, será direcionado a uma plataforma onde receberá as orientações para a teleconsulta.

Você também pode fazer upload de documentos desde o momento da confirmação do agendamento. É possível enviar documentos importantes, como prescrições, exames, laudos, pareceres e até mesmo imagens. O envio desses arquivos previamente contribui muito para a qualidade e resolutividade da teleconsulta.

Segundo Maria Eduarda Duarte, Product Owner da empresa, as jornadas de ingresso aos canais são integradas. Quem fizer contato telefônico, por exemplo, receberá o link para a teleconsulta via SMS ou WhatsApp, sem necessidade de download do aplicativo. Ela ressalta ainda que o Saúde 24h foi desenvolvido para evitar que dados de atualização ocupem amplo espaço de armazenamento na memória do celular do usuário.

“Oferecemos múltiplas portas de entrada para diferentes perfis de usuários, sejam mais ou menos familiarizados com a tecnologia. Isso torna a jornada de atendimento mais inclusiva”.

Após logar no aplicativo, com as credenciais solicitadas, e clicar no menu “Teleconsulta”, será possível dar prosseguimento à solicitação, seguindo os itens:

Escolha a especialidade: selecione a área médica de que necessita.

Escolha o profissional e horário desejados: indique o médico e o horário mais convenientes.

Preencha os sintomas ou motivos do agendamento: informe os detalhes necessários para a consulta.

Confirme: verifique as informações e confirme sua consulta.

No momento do agendamento, o usuário receberá notificações por e-mail, SMS e no próprio aplicativo. Para ingressar na consulta, basta clicar no link fornecido, ler e aceitar os termos de uso.

Ambiente: escolha um local tranquilo e iluminado para a teleconsulta. Isso irá contribuir para que o médico visualize você claramente e a comunicação ocorra sem interrupções.

Dispositivos: a teleconsulta pode ser realizada em computadores pessoais, celulares, tablets, entre outros. Verifique se os recursos de áudio e vídeo do seu dispositivo estão funcionando corretamente. Uma conexão de internet de alta velocidade garantirá mais qualidade e estabilidade de imagem e áudio.

Na TopMed, os serviços podem ser acessados em celulares iOS e Android, a partir das versões 12.0 e 6.0 (Marshmallow), respectivamente.

Documentos e informações: Tenha em mãos documentos importantes, como a carteira de identidade, além da lista de medicamentos e resultados de exames recentes.

Durante a teleconsulta

Pontualidade: conecte-se à plataforma alguns minutos antes do horário agendado para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Clareza e objetividade: explique seus sintomas e preocupações de forma clara. Anote previamente as perguntas que pretende fazer ao médico e fale abertamente sobre sua saúde.

Interação: otimize o tempo, transforme suas dúvidas em perguntas para aproveitar ao máximo a consulta. Sinta-se à vontade para pedir esclarecimentos. A teleconsulta é uma oportunidade para discutir a sua saúde em detalhes. Por isso, procure estar confortável e relaxar sua mente.

Exame físico: Na teleconsulta existe exame físico, diferente do que muitos pensam. O exame físico inicia na inspeção do paciente e, portanto, é muito importante estar num local com boa luminosidade. Além disso, é possível executar testes e manobras direcionadas ao modelo de atendimento remoto. Tudo isso faz parte da telepropedêutica. Já é possível também, utilizando dispositivos tecnológicos, realizar ausculta cárdica e pulmonar, bem como avaliar aparelho auditivo, por exemplo, com médico e paciente em lugares distintos.

A TopMed oferece flexibilidade para o paciente receber do médico as requisições de exames. Para aqueles que não utilizam o WhatsApp, há a opção de acessá-las por SMS ou e-mail.

Aparelhos: mantenha dispositivos médicos, como termômetros, medidor de pressão arterial, balança, entre outros, perto de você. O médico poderá solicitar as medidas de seus sinais vitais. Se preferir, registre os sinais antes da consulta para agilizar o atendimento.

Pós-teleconsulta

Anotações: se achar necessário, escreva as recomendações e prescrições fornecidas pelo médico.

Medicamentos e tratamentos: se foram indicados medicamentos ou tratamentos, siga rigorosamente as orientações.

Follow-up: agende consultas de acompanhamento, se necessário, e monitore sua saúde conforme as instruções do especialista.

Feedback: forneça feedback sobre sua experiência na plataforma de consulta virtual.

A teleconsulta é uma ferramenta poderosa que traz o atendimento de saúde para perto do paciente. Ao se preparar adequadamente, é possível ter uma experiência de atendimento mais efetiva.

A modalidade reduz significativamente o tempo de espera para consultas e democratiza a assistência médica, inclusive para pessoas que estão em áreas  remotas ou que têm dificuldades de locomoção. Além disso, garante uma forma mais conveniente de acompanhamento contínuo, transformando a maneira como os cuidados de saúde são prestados e recebidos.

Informações para legenda:

Maria Eduarda Duarte, Product Owner da TopMed

Crédito: TopMed/Divulgação

O post TopMed apresenta guia para uma teleconsulta médica bem-sucedida apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.