Faixa exclusiva para motos da BR 101, na Grande Florianópolis, é adiada

A Arteris Litoral Sul confirmou que a implantação da faixa exclusiva para motos na BR 101, entre São José e Palhoça vai levar mais um tempo. De acordo com a concessionária, o motivo é que a proposta está em fase de estudos de viabilidade.

Faixa exclusiva para motos será instalada na BR 101 pela Arteris

BR-101, na Grande Florianópolis; faixa exclusiva para motos está prevista para BR 101 entre São José e Palhoça – Foto: Germano Rorato/ND

A faixa exclusiva para motos, conhecida como motofaixa, tem como objetivo reduzir riscos de acidentes com motociclistas no trecho que corta a Grande Florianópolis. Embora seja considerado importante o projeto, a Arteris afirma que não há expectativa para iniciar a instalação.

Em dezembro de 2023, o diretor superintendente da empresa, Antônio Cesar Ribas Sass afirmou que a motofaixa seria instalada após a entrega do contorno viário, entregue na última sexta-feira (09). O anúncio de Cesar foi durante uma reunião da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa.

O diretor também destacou que o espaço destinado aos motociclistas contaria com 1,4 metros numa extensão de pelo menos 20 quilômetros, entre São José e Palhoça.

A afirmação foi feita ao deputado estadual, Sérgio Guimarães (União). O parlamentar reforçou a importância do projeto. Guimarães foi um dos principais defensores do modelo. Chegou apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa, que foi aprovado pelos parlamentares, mas vetado pelo governador Jorginho Mello.

Prazo para faixa exclusiva para motos

Sobre o prazo dado pela Arteris para implantar o sistema na BR 101, o deputado afirmou que a empresa responsável pela gestão da rodovia deve observar o comportamento dos motoristas no uso do contorno viário. “Estaremos cobrando a Arteris para que a faixa seja feito o quanto antes, assim os motociclistas poderão trafegar com mais segurança”, disse.

A Arteris deve utilizar o mesmo modelo que já foi implantado em São Paulo. Na capital paulista são aproximadamente 220 quilômetros de extensão. A prefeitura afirma que a redução de acidentes com a faixa exclusiva para motos em 12 meses de operação nenhuma morte de motociclistas foi registrada. A gravidade das colisões também foi considerada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Faixa exclusiva para motos de São Paulo reduz acidentes – Foto: Edson Lopes Jr/Prefeitura São Paulo/Divulgação ND

Para implantar em Santa Catarina, a Arteris precisa ter o aval do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão federal que regula questões relacionadas ao trânsito. Entre as exigências da instituição, estão características como o espaço para os motociclistas trafegarem, não pode estar próximo a pista de rolamento destinada para caminhões.

Além dessas questões, a mais complexa é a exigência do Denatran de que a velocidade máxima seja de 60 km/h. No caso da BR 101, a velocidade máxima no trecho da Grande Florianópolis é 100 km/h, o que naturalmente pode prejudicar a proposta.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.