Mobilização teve início às 4h e segue até às 7h, segundo sindicato
Paralisação ocorre na manhã desta quarta-feira (22) (Foto: PMF, Divulgação)
Trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (22). A mobilização começou às 4h e deve permanecer até às 7h. O número de linhas afetadas não foi informado.
De acordo com Deonisio Linder, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos de Pessoas (Sintraturb), a manifestação acontece devido à falta de acordo entre a categoria e a prefeitura. Há paralisação em todos os terminais de ônibus da cidade.
Os motoristas cobram valorização financeira, melhores condições de trabalho e recontratação de trabalhares demitidos durante a pandemia, incluindo cobradores. Ainda conforme Lindner, às 11h haverá uma nova reunião entre a categoria, o poder público e a empresa responsável pelo transporte coletivo em busca de acordo.
Pessoas que estavam indo ao trabalho ou retornando do serviço para casa foram surpreendidas pela paralisação. Algumas delas têm usado o transporte por aplicativo como saída. As corridas, no entanto, estão duas vezes mais caras, segundo consulta do jornal.
O que diz o Setuf
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (SETUF) informou que as negociações com os trabalhadores estão em andamento.
”Na última semana, foi apresentada uma proposta, que foi recusada na assembleia dos trabalhadores de quinta-feira (16). O SETUF informa que as negociações continuam e que as empresas são contrárias a qualquer paralisação que traga prejuízo aos usuários”, diz o comunicado.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.