Morre membro da Academia Catarinense de Letras, Pe. José Besen, aos 74 anos

A Academia Catarinense de Letras (ACL) comunicou o falecimento do Acadêmico Pe. José Artulino Besen, aos 74 anos, neste domingo (4). O padre era titular da Cadeira 13 desde 1982.

De acordo com a nota de pesar da Academia, o velório é realizado na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Carlos. Em seguida, será sepultado no jardim anexo à igreja, onde descansam outros padres e filhos ilustres da cidade.

Foto do Padre José Artulino Besen, membro da Academia Catarinense de Letras

Pe. José Artulino Besen teve grande participação na literatura catarinense – Foto: Reprodução ACL

A causa da morte ainda não foi divulgada. “Ao externar imensa consternação pela perda irreparável do ilustre intelectual, a ACL registra suas condolências aos familiares e amigos”, diz a nota de falecimento da ACL.

Pe. José Artulino Beser

Nascido em Antônio Carlos, foi ordenado sacerdote em 1976, na arquidiocese de Florianópolis, por Dom Afonso Niehues. Atuou como Pároco em Santa Catarina, e em cidades do sertão nordestino. Fez doutorado em História da Igreja pela Pontifícia Gregoriana de Roma, cursou especialização e Espiritualidade pelo Instituo Pontifício Teresianum de Roma e bacharelado em Filosofia.

Lecionou História da Igreja no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis. Também foi sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Dedicou-se à pesquisa da História da Igreja em Santa Catarina, especialmente à vida dos padres diocesanos desde o século XVI, e a partir do ano 2000 estudou a espiritualidade dos autores do Oriente Cristão.

Escreveu diversos livros sobre a História da Igreja e, pelo Jornal Missão Jovem, a Coleção Vida de Santos, com mais de 10 volumes. Por mais de 20 anos, integrou o conselho editorial do Jornal da Arquidiocese de Florianópolis, onde escrevia mensalmente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.