Queda de energia mantém centenas de moradores sem luz na Grande Florianópolis

A manhã desta terça-feira (6) está mais difícil para centenas de moradores da Grande Florianópolis. O motivo: estão sem energia elétrica nas primeiras horas da manhã.

Foto de interruptor ilustra que centenas de moradores ficaram sem energia na Grande Florianópolis

Centenas de moradores ficam sem luz na Grande Florianópolis – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após às 9h30, conforme o próprio painel da estatal, mais de 400 consumidores de Florianópolis, Palhoça e São José estavam sem eletricidade em casa.

Na Capital, 135 unidades consumidoras, desde às 9h30, até a publicação desta matéria, estavam sem energia. Em Palhoça, mais de 300 depois das 9h e 224 depois das 10h. Em São José, 131 depois das 9h e 84 depois das 10h.

Nas primeiras horas da manhã, o rompimento de um cabo na avenida das torres em São José afetou milhares de residências. O apagão afetou principalmente a própria São José e São Pedro de Alcântara, com 6,7 mil e 1,6 mil casas sem energia, respectivamente.

Fornecedora de eletricidade no Estado, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) chegou a resolver a maioria das pendências e apura se as centenas de unidades consumidoras ainda sem luz têm ligação com o problema identificado mais cedo.

O que diz a Celesc sobre queda na energia

Em nota, a Celesc informou que a energia em São Pedro de Alcântara já foi restabelecida. Reiterou que a causa foi um cabo rompido na Avenida das Torres e que, por isso, houve a interrupção no fornecimento de energia de mais de 8 mil unidades consumidoras na região.

Subestação Real Parque São José, da Celesc, está localizada na Avenida das Torres – Foto: Divulgação/Celesc/ND

As equipes identificaram e isolaram o defeito e estão trabalhando para solução completa. A ruptura do cabo resultou na perda de um alimentador, que é uma rede principal estruturante responsável pela distribuição de energia para algumas ruas ou bairros.

“Já realizamos manobras técnicas para transferir as cargas e restabelecer a energia para o maior número possível de unidades consumidoras. Estamos concentrando nossos esforços para restabelecer o fornecimento em outras áreas, isolando o trecho defeituoso e energizando a área afetada por meio de outras fontes. Pedimos desculpas pelos transtornos causados e agradecemos pela compreensão”, diz o comunicado da estatal.

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