Eleições 2024: PSD oficializa Fabiano Caitano como candidato à Prefeitura de Concórdia

O PSD (Partido Social Democrático) confirmou na segunda-feira (5), durante convenção partidária, o nome de Fabiano Caitano como candidato da legenda à Prefeitura de Concórdia, no Alto Uruguai catarinense. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

Eleições 2024: PSD oficializa Fabiano Caitano como candidato à Prefeitura de Concórdia

Fabiano Caitano (PSD) e Fernando Busetto (PSDB) foram aprovados candidatos a prefeito e vice de Concórdia. – Foto: Divulgação/ND

O médico Fernando Busetto (PSDB) será o candidato a vice na chapa. A convenção também confirmou os seguintes partidos na coligação:

  • União Brasil
  • Podemos

Caitano afirmou que o time chega muito forte para as eleições. “Temos orgulho de tudo o que foi feito até o momento, muito para mostrar para comunidade e novos projetos que permitirão que Concórdia continue seguindo em frente”, disse o candidato.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.

Quem é Fabiano Caitano, candidato do PSD à Prefeitura de Concórdia

Fabiano Caitano tem 45 anos e é natural de Concórdia. É advogado e professor da Universidade do Contestado. Foi consultor jurídico da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia em 2013 e 2014. No ano de 2016, foi eleito vereador pela primeira vez e reeleito em 2020. Também foi presidente do Legislativo em 2021 e 2022. Atualmente, também é primeiro suplente de deputado federal, eleito em 2022.

Fabiano Caitano tem 45 anos e atualmente é vereador em Concórdia. – Foto: Divulgação/ND

Eleições 2024: O que faz um prefeito?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:

  • Limpeza
  • Iluminação pública
  • Sistema de transporte urbano
  • Serviços de saúde municipal
  • Educação infantil e ensino fundamental
  • Formação da guarda municipal

Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.