“A corrida que tem a cara do sul da ilha”: South Run Morro do Sertão promete beleza e superação

A corrida South Run Morro do Sertão irá acontecer no dia 20 de outubro de 2024, na Praia dos Açores (SC). O evento de off-road (provas que acontecem fora da estrada, em circuitos de terra ou terrenos “acidentados”) conta com 3 desafios, sendo eles de 5, 10 e 21 quilômetros. A prova também é considerada trail running por conta das trilhas percorridas durante a prova.

Corrida South Run Morro do Sertão promete beleza e superação

Corrida South Run Morro do Sertão promete beleza e superação – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Madá Bernal, idealizadora do desafio, foi a entrevistada para o 15° episódio do podcast Vá Para a Corrida. No podcast, Madá contou suas inspirações para criar a prova e deu algumas dicas de como performar no percurso.

“A South Run nasceu dessa vontade individual de correr lá, é um dos lugares que mais admiro na Ilha e não existia uma prova que apreciasse esse local, com exceção do Volta à Ilha que passa pelo morro. Daí certo dia estava treinando no local e vi que seria um lugar perfeito para ter uma prova com pouca elevação e paisagens bonitas. Naquele momento pensei: devemos criar uma corrida que contemple esse lugar”, disse a idealizadora.

A primeira edição da prova aconteceu em outubro de 2023, com o sucesso, muitas pessoas buscaram se inscrever na corrida. O diferencial deste ano é que terá um aumento nos percursos, desafios alternativos e limite de participantes para preservar o local e o meio ambiente.

“As provas atuais buscam colocar em média 6 mil atletas, mas nós não almejamos isso agora pois impactaria muito a vida de quem mora lá. Com menos vagas fica melhor para ajudar na limpeza pós=prova e fazer algo saudável em questão de meio ambiente e sociedade”, disse Madá.

Por fomentar o turismo e apreciação da região que prestigia a Praia dos Açores e Morro do Sertão, Madá ainda diz que “a corrida é a cara do sul da ilha”.

Saúde mental e treinos

Madá conta que a corrida South Run pode ajudar diretamente na saúde mental devido o contato com a natureza, belas paisagens vistas durante o trajeto e a prática do esporte em si.

A prova ainda prestigia todos os públicos de corrida, desde os que buscam performar até os que correm por lazer. A idealizadora conta que a South Run foi criada com esse intuito de levar corredores a superação prova após prova e servir para quem busca aderir ao esporte como prática e estilo de vida.

De acordo com Madá, a equipe da South Run tem feito eventos pré-corrida para incentivar pessoas a correrem e entenderem como funciona uma prova off-road. “Começamos com trilhas mais leves e planas para inserir o público nessa modalidade. Com o passar do tempo vamos aumentando a dificuldade”, disse.

A ideia da equipe é fazer treinos com diversas comunidades de corredores a cada fim de semana. Os colaboradores também estão buscando outros locais que não estão nos cartões postais da cidade para explorar as belezas naturais de Florianópolis por meio do esporte.

Confira o podcast Vá Para a Corrida

Madá Bernal no podcast Vá Para a Corrida

Madá Bernal no podcast Vá Para a Corrida – Foto: Iago Carvalho

Nesta segunda temporada do podcast serão abordados temas como corridas de rua, saúde física e mental, organização pessoal e bem-estar, buscando sempre incentivar os cuidados com o corpo e com a mente. Henrique Zanotto receberá diversos convidados quinzenalmente, e você poderá conferir no Spotify e ND Play.

A produção do podcast Vá Para a Corrida é realizada pelo Núcleo de Projetos Multimídia do Grupo ND, que trabalha com inovação e criação de novos produtos em jornalismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.