Saiba quem é o engenheiro que pode dar nome ao Contorno Viário da Grande Florianópolis

pós mais de uma década de espera, a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis será realizada nesta sexta-feira (9), com a presença do presidente Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho. Agora, uma proposta aprovada na Alesc solicita que a obra tenha o nome de um visionário engenheiro, que transformou a capital catarinense.

Moção solicita troca de nome do Contorno Viário para 'Engenheiro Civil Álvaro Siqueira Pitta'

Proposta do deputado estadual José Milton Scheffer pede mudança no nome do Contorno Viário da Grande Florianópolis para ‘Engenheiro Civil Álvaro Siqueira Pitta’ – Foto: Galeria Tec 70/UFSC/Reprodução/ND

A proposta do deputado estadual José Milton Scheffer apela ao senador Esperidião Amin para auxiliar no fortalecimento da escolha do novo nome. Caso a sugestão se concretize, o Contorno Viário da Grande Florianópolis passará a se chamar ‘Engenheiro Civil Álvaro Siqueira Pitta’.

Considerada a maior obra rodoviária recente do Brasil, o espaço possui mais de 50 quilômetros de extensão. O contorno tem quatro pistas duplas, quatro túneis duplos e seis acessos por trevos, com investimento de R$ 3,9 bilhões.

Inauguração será nesta sexta-feira (9), com e a presença de Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho

Contorno Viário da Grande Florianópolis será entregue nesta sexta-feira, 9 de agosto – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

Quem é o engenheiro que pode dar nome ao Contorno Viário?

Com visão técnica apurada e compromisso com a engenharia de qualidade, Álvaro Siqueira Pitta começou sua trajetória profissional em 1971. Na época, ingressou no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), hoje conhecido como DNIT.

Como chefe da residência de Pinhalzinho, foi o responsável pela construção da BR-282. O trecho entre Ponte Serrada e São Miguel do Oeste foi um marco na infraestrutura rodoviária da região.

Seu espírito empreendedor o levou a fundar a empresa Iguatemi. Em parceria com outras empresas renomadas como Sotepa/SC, Prosul/SC e Esteio/PR, ele foi um dos responsáveis pela realização da duplicação da BR-101 entre Florianópolis e Curitiba.

Em Florianópolis, teve um papel fundamental na modernização da cidade. Ele coordenou o projeto final de 12 vias urbanas, entre elas, a Avenida Mauro Ramos e as vias expressas K1 e D1, que são até hoje vitais para a fluidez do trânsito na capital catarinense.

Engenheiro fez parte da primeira turma de Engenharia Civil da UFSC, em 1970

Álvaro Siqueira Pitta fez parte da primeira turma de Engenharia Civil da UFSC – Foto: Galeria Tec 70/UFSC/Reprodução/ND

Visionário, prezava pela eficiência e qualidade das obras

Seu conhecimento também foi aplicado em diversas outras ruas importantes da cidade. Álvaro Pitta supervisionou o capeamento asfáltico e a revitalização urbana, sempre com foco na durabilidade e na eficiência das obras.

Além de sua atuação como engenheiro, foi um dos pioneiros na luta pela implantação do curso de Engenharia Civil na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), sendo parte da primeira turma formada em 1970.

O legado de Álvaro Siqueira Pitta perdura nas obras que transformaram a paisagem urbana e rodoviária de Florianópolis, deixando sua marca no desenvolvimento de Santa Catarina.

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