FOTOS: Veja como foram as manifestações pelo fim da escala 6×1 nas capitais do Brasil

O feriado da Proclamação da República do Brasil, nesta sexta-feira (15), foi marcado por manifestações em diversas cidades do país pelo fim da escala de seis dias de trabalho e um dia de folga.

Manifestações contra a escala 6×1 aconteceram em todo o país nesta sexta-feira (15) – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Divulgação/ND

O tema ganhou repercussão nesta semana por conta da PEC (proposta de emenda à Constituição Federal) de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), que propõe jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil.

Conforme informações disponibilizadas na Agência Brasil, os atos foram convocados pelo Movimento Vat (Vida Além do Trabalho). Em petição online, o movimento já reuniu quase 3 milhões de assinaturas a favor da mudança.

Conforme o movimento, a escala 6×1 é uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores, além de impedir o convívio dos trabalhadores com a família e amigos e a prática de atividades físicas, de lazer ou estudo.

Detalhes da manifestação no país

São Paulo

Em São Paulo, os manifestantes reuniram-se na Avenida Paulista. Um dos integrantes do VAT, Washington Soares, salientou que a mobilização pela petição online começou um ano atrás, incluindo panfletagens.

Para ele, a pluralização das manifestações e adesões favoráveis, como de partidos e parlamentares, se deve por ser uma pauta que independe de posições partidárias e ideologias. “É uma pauta para todo mundo”, disse.

Operadora de telemarketing há cinco anos, Viviane da Silva, de 38 anos, começou a graduação este ano e, por isso, divide o dia entre estudar pela manhã e trabalhar, a tarde. Ela já teve outros empregos e em um deles cumpria escala 6 por 1.

Manifestações contra a escala 6×1 no Brasil – Foto: Letycia Bond/Agência Brasil/Divulgação/ND

“Meses atrás, eu comecei a tomar medicação para depressão e ansiedade, por estar pesada a carga de trabalho com estudo e não ter a folga necessária para descanso e desempenhar as duas funções”, relatou.

Rio de Janeiro

O protesto levou uma multidão à Cinelândia, no Rio de Janeiro. Os manifestantes destacavam a necessidade do descanso e do lazer na vida do trabalhador e pediam a redução das horas trabalhadas sem perdas salariais.

Brasília

Na capital federal, o ato reuniu representantes de diferentes categorias e movimentos sociais na Rodoviária do Plano Piloto, na região central.

Ato em defesa do fim da jornada 6×1, na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Divulgação/ND

Para Abel Santos, motofretista e coordenador do VAT no Distrito Federal, os atos mostraram a a união dos trabalhadores “independentemente da categoria na luta por melhores condições de trabalho e vida”.

 

 

Florianópolis

A PEC da escala 6×1 já alcançou as assinaturas necessárias para tramitar na Câmara – Foto: Reprodução/Rony Costa

Em Florianópolis, os manifestantes se reuniram ao lado do Ticen (Terminal de Integração do Centro) às 10h desta sexta-feira (15).

Os cartazes na capital catarinense diziam que “escala 6×1 é escravidão moderna” e “não existe saúde mental na 6×1”. No ato, os manifestantes exigiram “trabalhar com direitos, viver com dignidade”.

Fim da escala 6×1?

A discussão pelo fim da escala 6×1 tem movimentado Brasília e o País. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), para mudar esse modelo já conta com o número de assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara dos Deputados.

A escala 6×1 é uma dinâmica que compreende as horas de trabalho semanais. A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) dita a jornada de trabalho de 44 horas por semana, com possibilidade de duas horas extras por dia em situações excepcionais. A jornada máxima não deve ultrapassar oito horas diárias.

A CLT, contudo, não determina a escala de trabalho. Assim, a divisão das horas trabalhadas por dia não é algo estipulado por lei. As empresas, desta forma, podem definir o modelo. A escala 6×1 é uma das mais utilizadas no comércio, por exemplo.

A dinâmica da escala 6×1 compreende seis dias de trabalho para um dia de folga. Uma possibilidade é trabalhar 7h20 por dia. Outra alternativa é trabalhar 8h em cinco dias e carga reduzida em outro.

A deputada Erika Hilton conseguiu apoio para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para estabelecer a jornada de 36 horas semanais, com oito horas de trabalho por dia. Ou seja, quatro dias de trabalho e três dias de folga (4×3).

Quem é Rick Azevedo?

Vereador recém-eleito pelo PSOL no Rio de Janeiro, Rick Azevedo criou o movimento chamado de “Pela Vida Além do Trabalho”, o “VAT”. Rick trabalhava como balconista de farmácia. Em 2023, ele gravou um vídeo que viralizou na rede social TikTok.

Durante a sexta-feira (15), Rick discursou sobre as manifestações e agradeceu as pessoas que presenciaram o ato. “Hoje, vivemos algo extraordinário. Mostramos nossa força, provando que somos maioria e que, unidos, somos imparáveis”, explica. Confira o vídeo:

*com informações de Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.