‘Primeiro passo para sair das dívidas não é arrumar dinheiro’, diz especialista

Com oito anos de experiência no mercado financeiro, Luciana Fiaux desmistifica uma crença comum entre as pessoas endividadas: a ideia de que o caminho para sair das dívidas é simplesmente arrumar dinheiro para quitá-las.

Como sair das dívidas

Luciana Fiaux desmistifica uma atitude comum de muitos para sair das dívidas  – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Luciana vai além ao explicar que focar exclusivamente em quitar a dívida pode ser um erro. Segundo ela, antes é importante entender a origem dos problemas financeiros para não entrar em um ciclo vicioso do endividamento.

+ Dicas para evitar e lidar com dívidas de cartão de crédito

“Eu penso inclusive que você não tem que ter como foco quitar a dívida. Não assuma como a sua prioridade, porque se você ficar priorizando quitar a dívida, você não tem dinheiro agora. Você vai ficar buscando arrumar uma forma de ter, ou você vai vender alguma coisa e pagar a sua dívida. Mas como você ainda lida com o seu dinheiro de uma maneira enrolada, sem definir o uso antes, sem ter uma fotografia financeira, vai continuar usando como sempre usou, os mesmos desafios, vivendo no mesmo caos”, explica.

Como sair das dívidas?

@lufiaux

Esses segredos podem te ajudar a quitar suas dívidas!

♬ som original – Domine suas Finanças – Domine suas Finanças

Ela destaca que, sem mudar a forma de lidar com o dinheiro, a consequência inevitável é voltar ao endividamento. “Daqui a pouco você vai estar com dívida de novo, vendendo uma casa, um carro e vai ficar sem tudo isso e com dívida de novo”.

Luciana alerta também para o risco de contrair novos empréstimos na tentativa de quitar dívidas antigas. “Faz uma dívida para resolver outra dívida, achando que o que resolve é o dinheiro, mas continua enrolado”, afirma.

Para ela, o segredo está em dominar as finanças pessoais e mudar a mentalidade que gerou o problema. “Não resolvemos os nossos problemas financeiros sendo a mesma pessoa que criou o problema, pensando do mesmo jeito, agindo do mesmo jeito. Precisamos fazer coisas diferentes”, aconselha.

O que te levou à dívida?

O primeiro passo, segundo Luciana, é tomar consciência dos comportamentos e decisões que levaram à situação atual. “O primeiro passo seria você ter consciência do que te levou a essa dívida, quais os comportamentos e decisões que te levaram para isso”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.