Presos no espaço: astronautas que ficariam 8 dias em missão, agora podem voltar à Terra em 2025

A NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) anunciou que os astronautas presos no espaço podem retornar apenas em fevereiro de 2025. Por isso, os oito dias de Butch Wilmore e Sunita Williams em missão, podem virar oito meses devido às falhas nos propulsores da cápsula Starliner, da Boeing.

Presos no espaço por tempo indeterminado, Butch Wilmore e Suni Williams são astronautas experientes – Foto: Reprodução/Nasa/ND

Os dois são astronautas experientes da Nasa. Eles embarcaram na espaçonave em 5 de junho, com volta prevista para o dia 13 de junho.

Contudo, afirmou a BBC, após chegarem com segurança à estação espacial da empresa, houve vazamentos no sistema de propulsão e desligamento de alguns de dos propulsores da nave que os levou até lá.

Portanto, embora tenham chegado à estação espacial com segurança, eles precisarão de um meio de transporte alternativo para voltar para casa se o Starliner for considerado inadequado para devolvê-los à Terra.

“Nossa principal opção é que Butch e Suni retornem no Starliner”, disse Steve Stich, do Programa de Tripulação Comercial da NASA. “No entanto, fizemos o planejamento necessário para garantir que tenhamos outras opções em aberto”.

Foi o primeiro voo desse tipo com pessoas a bordo e foi um teste projetado para ver como a nova espaçonave se comporta antes de ser usada com mais regularidade.

Esse foi o primeiro voo tripulado feito pela Boeing – Foto: Reprodução/Nasa/ND

Astronautas presos no espaço podem pegar carona para a Terra

O risco é que a espaçonave entre em combustão ao entrar na atmosfera da Terra. No entanto, os tripulantes até poderiam retornar com ela, porque conseguiriam se ejetar de paraquedas em segurança.

Nesse caso, no entanto, todas as pesquisas com os dados coletados seriam perdidas.

A salvação agora pode ser a missão programada para ser lançada em setembro. Desta forma, Wilmore e Williams se juntariam à tripulação e retornariam em fevereiro de 2025.

A Nasa garantiu que Suni e Butch não correm perigo – Foto: Reprodução/Nasa/ND

Essa viagem será feita em uma espaçonave SpaceX Crew Dragon. O plano inicial era que quatro tripulantes estivessem a bordo, mas dois dos assentos podem ser deixados vazios, se necessário.

O plano significa que os dois podem passar o Natal e o Ano Novo no espaço e a nave Starliner retornaria à Terra de forma não tripulada, sob controle de computador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.