‘Consumo vampírico’: saiba qual eletrodoméstico da casa gasta mais energia, mesmo desligado

Os eletrodomésticos se tornaram essenciais para o dia a dia das pessoas, porém mesmo quando estão desligados, muitos deles consomem mais energia em casa. Esse fenômeno é conhecido como “consumo de espera”, ou “consumo vampírico”.

Um dos maiores culpados por esse consumo é a televisão. O consumo em standby se refere ao uso de energia por dispositivos eletrônicos quando estão desligados, mas ainda estão conectados à energia elétrica.

Com o eletrodoméstico que gasta mais energia pode parecer insignificante em curto prazo, mas com o tempo pode aumentar muito.

O eletrodoméstico que gasta mais energia como aparelhos mais modernos que precisam manter funções como relógios digitais, sensores remotos e de conectividade de rede contribui para o consumo em modo de espera.

homem assiste um eletrodoméstico que gasta mais energia em casa

Homem assiste televisão durante férias em casa – Foto: Freepik/ND

Por que a televisão é um eletrodoméstico que gasta mais energia?

Um dos eletrodomésticos que gasta mais energia é a televisão é um dos aparelhos por vários motivos como a tecnologia de energia em espera, por exemplo.

Especialmente as televisões de tela plana e as smart TV’s são projetadas para estarem sempre “juntas”.

Esses dispositivos apresentam sistemas de atualização de sistema operacional ou de aplicativos mesmo quando a TV não está sendo usada. Para manter essa capacidade, a televisão deve permanecer em um estado de baixo consumo de energia, que ainda sim consome.

na foto aparece uma régua para ligar um eletrodoméstico que gasta mais energia como a televisão

Régua para consumo de energia é bastante utilizada em caso de muitos aparelhos – Foto: Reprodução/Pixabay

Muitas televisões têm um modo de espera que permite ligá-las rapidamente com o controle remoto. Embora esse modo consuma menos energia, do que a operação ativa da televisão, isso ainda representa um consumo adicional. Alguns televisores podem chegar a consumir 30-50 watts em modo de espera.

As smart TV’s são uma categoria de eletrodomésticos que mais gasta energia por estarem conectadas à internet. Isso significa que elas estão sempre em busca de novas atualizações e conteúdos.

Essa conectividade pode significar que a televisão está usando energia para manter uma conexão de rede ativa do eletrodoméstico que gasta mais energia, mesmo quando não estiver em uso.

Embora cada eletrodoméstico que gasta mais energia contribua para consumo total de energia da casa, a televisão tem um impacto considerável. Quando somado a outros equipamentos em standby de uma casa média, o consumo pode ser grande.

A longo prazo, o consumo vampiro de todos os dispositivos pode representar até 10% do total da conta de luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.