Estas são as duas idades em que o corpo envelhece mais rapidamente, segundo estudos

A ciência sempre entendeu que o corpo humano envelhecia gradualmente. Porém, um estudo realizado pela Universidade de Stanford revelou que a realidade é muito diferente. O envelhecimento não segue um padrão contínuo, mas se concentra principalmente em duas idades específicas, quando há uma espécie de pico.

Imagem ilustrativa das duas idades em que o corpo envelhece mais rapidamente

Estudo descobre duas idades em que o corpo envelhece mais rapidamente- Foto: Freepik/ND

As idades em que o corpo envelhece mais rapidamente

A pesquisa, publicada na revista Nature, apontou que aos 44 anos ocorrem mudanças importantes no metabolismo de substâncias como álcool, cafeína e gorduras.

De acordo com os cientistas, essas alterações coincidem com o surgimento de doenças cardiovasculares e o início do declínio na saúde da pele e dos músculos.

A segunda idade citada foi os 60 anos, quando os efeitos do envelhecimento são ainda mais evidentes, com impactos maiores na resposta do corpo aos carboidratos e à cafeína, além de um declínio do sistema imunológico e um aumento das vulnerabilidades renais e neurodegenerativas.

Por que o corpo envelhece mais rápido nessas idades?

Rosto de uma pessoa idosa de perto

Ainda serão necessários mais estudos para afirmar qual a verdadeira causa do envelhecimento acelerado nessas idades – Foto: Pexels/ND

A razão exata ainda não foi confirmada, mas o cientistas suspeitam que essas idades em que o corpo envelhece mais rapidamente estão relacionadas ao aumento de estresse e à rotina dos indivíduos. Pesquisas estão sendo feitas para confirmar essa teoria.

Como retardar o envelhecimento?

Conforme as entrevistas de especialistas ao portal espanhol Infobae, não fumar, evitar o consumo de álcool, praticar exercícios regularmente e seguir uma dieta equilibrada são a chave para evitar o envelhecimento precoce.

Imagem de mulher idosa se cuidando

Especialistas dão dicas de como evitar as linhas de expressão profundas nas idades em que o corpo envelhece mais rapidamente – Foto: Pexel/ND

É aconselhável aumentar o consumo de alimentos antioxidantes, como frutas e verduras, pois combatem o dano oxidativo nas células. Por outro lado, também é importante evitar o consumo de açúcares refinados, alimentos processados e carnes processadas, pois esses alimentos aumentam o risco de doenças crônicas.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.