Inspiração olímpica: Rebeca Andrade impulsiona procura pela ginástica artística na Capital

Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista da história do Brasil após a Olimpíada de Paris, com seis medalhas conquistadas. Junto com Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares, as atletas se tornam cada vez mais referência na ginástica artística e inspiram jovens por todo país.

A reportagem do Grupo ND foi até um projeto que conta com mais de 400 alunos e busca revelar novas atletas na modalidade olímpica em Florianópolis.

Academia de ginástica em Palhoça, na Grande Florianópolis teve um grande aumento na procura por vagas para atletas que buscam iniciar no esporte – Foto: JP Bianchi/ND

Após o ‘boom’ com o grande destaque conquistado pelas ginastas brasileiras na Olimpíada de Paris, a procura pelo esporte aumentou consideravelmente.

Quem relatou este aumento, foi a ex-atleta e professora de ginástica artística Taizi Marlene de Melo Martinez.

“As procuras aumentaram muito após as conquistas da Rebeca. Nós tivemos muitas procuras logo após os Jogos Olimpícos e teve um dia em específico que a gente recebeu mais de 120 mensagens de pais buscando vagas para seus filhos iniciarem na ginástica artística”, relata.

Academia de ginástica durante treinamento – Foto: JP Bianchi/ND

Como ex-atleta, Taizi revela que o caminho para alcançar uma disputa de Olimpíada é difícil, mas deve servir de motivação.

“Requer muita disciplina, dedicação, coragem e muito treino. Nós temos um caso de sucesso que é a Rafaella Grandi que iniciou aqui conosco e depois ela fez um teste com a Iryna, que é treinadora da seleção brasileira. Com muito merecimento ela foi aprovada e hoje treina com a Júlia Soares”, relata Taizi.

As turmas englobam atletas a partir dos três anos e são divididas em seis categorias, sendo: familiarização, iniciação, desenvolvimento, aperfeiçoamento, pré-equipe e equipe. No caso das últimas duas categorias, as atletas disputam as competições da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte).

Para Fernanda Ripper Fernandes, de 12 anos, e atleta da academia, a determinação é fundamental para alcançar os resultados na ginástica.

Rebeca Andrade: inspiração máxima – Foto: Alexandre Loureiro/ COB/ Reprodução/ND

“Esse ano eu completo cinco anos como atleta. Com muita determinação e foco nos treinos eu peguei o terceiro lugar no nacional no JEBS (Jogos Escolares Brasileiros), primeiro lugar na trave na OLESC e primeiro lugar também na trave no JASC”, disse a atleta.

Como não poderia ser diferente, sua maior inspiração é Rebeca Andrade. A pequena competidora destacou os feitos da ginasta olímpica.

“Eu fiquei muito orgulhosa da Rebeca porque sei que ela treinou muito pra isso e batalhou demais para chegar onde chegou. Me inspiro nela todos os dias em tudo que faço. Acredito que eu tenha que treinar bem mais ainda porque meu nível não está tão alto ainda, mas treinando bastante eu chego lá”, completou.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.