Quem é Giovana Pitz, catarinense que representa o Brasil no maior torneio de crossfit do mundo

Giovana Pitz tem apenas 15 anos, mas já encara uma grande responsabilidade pela frente: na próxima semana, a atleta, que nasceu em Florianópolis, embarca para os Estados Unidos para representar o Brasil no Crossfit Games, a maior competição da modalidade no mundo.

Giovana Spitz é uma das cinco brasileiras da sua categoria a representar o país em torneio mundial de crossfit

Giovana Spitz é uma das cinco brasileiras da sua categoria a representar o país em torneio mundial de crossfit – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Ela está entre os cinco brasileiros na sua faixa etária e é a única atleta do Sul do país a participar do evento.

Giovana Pitz começou cedo

A prática do esporte começou cedo, em dezembro de 2019. Giovana Pitz tinha apenas 11 anos quando descobriu o universo do crossfit. Ela começou vendo a mãe treinar e logo também quis fazer os exercícios.

Foi em 2022 que ela passou a focar na modalidade já de olho em competições. Com isso, começou a ter acompanhamento com nutricionista e fisioterapeuta.

“No início era só para me divertir, só porque eu gostava mesmo de treinar e depois de um tempo passei a ter vontade de competir. Comecei a participar de campeonatos e a treinar mais forte”, disse à NDTV.

No ano seguinte, a manezinha foi a 35ª do mundo no Open Crossfit Games. No Torneio Crossfit Brasil, ela foi segundo lugar na seletiva e sétimo lugar na final da competição.

Giovana equilibra treinos com estudos e planeja cursar educação física na faculdade

Giovana equilibra treinos com estudos e planeja cursar educação física na faculdade – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Atleta equilibra treino e estudos

Não é só de esporte vive a catarinense. Giovana Pitz está no primeiro ano do ensino médio e planeja cursar educação física na faculdade.

A rotina diária começa com o colégio pela manhã, além de treinos com três horas de duração no período da tarde.

“Ela é muito focada, disciplinada, ela estuda pela manhã, no horário que chega em casa já tem tudo organizado, alimentação regrada, à tarde treina três horas diárias, sempre no foco dela”, conta a mãe, Gisele Pitz Pereira.

Treinador sempre acreditou no potencial de Giovana Pitz

O coach André Barbosa Lops conta que, desde o início, viu potencial e determinação na atleta. Juntos, passaram a focar em treinos específicos para melhorar ainda mais o rendimento da atleta. Deu tão certo que ela acabou sendo selecionada para o Crossfit Games deste ano.

“Traçamos o projeto há um ano atrás, quando ela foi para o Torneio Crossfit Brasil pela primeira vez. A categoria dela ia até os 17 anos e ela competiu com 14. Ela ficou na quinta posição. A partir dali fizemos o projeto para ver até onde conseguiria chegar”, relembra o treinador.

Faltando uma semana para embarcar para os Estados Unidos, Giovana Pitz se prepara para tudo, afinal, ela só saberá detalhes da prova dias antes. Um trabalho que exige cuidar do físico, da técnica, mas também da parte mental.

“Temos uma balança emocional para ela agora nesse período bem forte. Estamos focados em ela se divertir, mas ir para fazer um trabalho sério”, afirma o coach.

“É um trabalho de cabeça, mental, que é muito importante, também do corpo. Estou treinando mais forte e muito mais intenso”, completa a atleta.

Crossfit Games é o maior torneio da categoria no mundo

O CrossFit Games ocorre anualmente e reúne os maiores atletas de crossfit do mundo para competir. O torneio ocorre desde 2007.

As provas só são reveladas com algumas horas de antecedência e podem cobrar tanto exercícios clássicos do crossfit quanto exercícios inéditos e inesperados.

Até hoje, nenhum brasileiro conseguiu o título. Giovana Pitz tenta a conquista inédita para o país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.