CNH não é mais obrigatória para 5 modelos de veículos ciclomotores; veja quais

As leis de trânsito estão em constante evolução e refletem as mudanças na sociedade adaptando-se a novos hábitos e comportamentos dos cidadãos quanto à CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O projeto de Lei 4474/20, em tramitação na Câmara dos Deputados, sugere que a frequência em autoescolas seja uma opção, em vez de uma obrigação, para a obtenção da carteira.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) exerce um papel essencial na evolução e uma nova lei das motos comprova esse fato e tem uma lista de cinco motos que não precisam de CNH para serem conduzidas.

aparecem motos em que CNH não é mais obrigatória

Motos que a CNH não é mais obrigatória para condução – Foto: Reprodução/ND

Quais são as classificações de motos que não precisam de CNH?

Definir a categoria para a condução de motos sem documentos é essencial para garantir que cidadãos utilizem esse tipo de veículo de forma segura. As classificações ficaram definidas da seguinte maneiras:

Ciclomotor

Veículos de duas ou três rodas equipados com motor que não excede a capacidade máxima de 50 cm³, e sua velocidade máxima é limitada a 50 km/h. Eles são amplamente utilizados para locomoção urbana e deslocamentos de curta distância.

Bicicletas

Equipadas com duas rodas, as bicicletas são veículos movidos pela força humana e não se parecem com motocicletas, motonetas ou ciclomotores, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos

Os equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos incluem patinetes, skates e monociclos que possuem um motor para sua propulsão.

Assim, tanto os ciclistas quanto os usuários de ciclomotores e equipamentos de mobilidade, podem desfrutar de uma experiência de transporte mais segura e eficiente.

Lista de motos que não precisam de CNH

A partir dessas informações, é essencial saber quais são os modelos que se encaixam na lista de condução de motos sem documento. Entre a lista de motos que não precisam de CNH estão:

Zero Luna

Além de ser um dos melhores modelos comercializados no Brasil, a Zero Luna ainda atende às resoluções ditas acima por ser classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto. É equipada com motor de 350W e bateria com autonomia de 40 km.

Caloi Mobylete elétrica

Esse modelo voltou ao mercado bem mais moderno, entregando um motor de 350W e bateria de íon-lítio, 36V e 10,4 Ah.

Tailg Dyfly

A Tailg Dyfly é classificada como uma e-bike, ela possui um estilo mais sofisticado, parecido com uma scooter. O modelo ainda conta com motor de 350W. A bateria da e-bike é um pouco mais potente e tem autonomia de até 45 km.

Loop K1

Carrega um dos designs interessantes e, apesar da aparência frágil, o fabricante garante que a motinha suporta até 120 kg de peso em sua estrutura.

na imagem aparece Loop K1 onde CNH não é mais obrigatória

CNH não é mais obrigatória para dirigir modelo Loop K1 – Foto: Reprodução

S1 Smart Bike

A S1 Smart Bike é um modelo de moto eletrificada com a maior autonomia no país. Com carga total, esse modelo pode entregar até 141 km de autonomia, um grande feito para o segmento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.