Gelatina caseira cheia de colágeno rejuvenesce e acaba com dores nas articulações

Após os 25 anos, o corpo humano passa produzir quantidades reduzidas de colágeno, que é essencial para a firmeza e sustentação da pele e para a saúde dos ossos e cartilagens. Entretanto, mesmo após enfrentar o período de perda natural do colágeno, com a introdução de uma gelatina caseira na dieta é possível incorporá-lo novamente.

Gelatina caseira de pitaia

Gelatina pode ser feita com o suco de diversas frutas – Foto: Freepik/ND

Gelatina caseira é fonte de colágeno

A gelatina caseira tem muitas propriedades anti-inflamatórias que ajudam na saúde das articulações, ossos, pele, e digestão. O alimento também contém glicina e arginina, aminoácidos que combatem a dor e a inflamação articular.

O caldo, utilizado na receita da gelatina caseira favorece a cura do intestino e melhora a digestão, devido à glutamina, um aminoácido que ajuda a manter a função da parede intestinal e previne o intestino permeável.

A gelatina caseira pode ainda contribuir para o bom funcionamento do cérebro, além de ser rica em cálcio, magnésio, e outros nutrientes essenciais.

E claro, por ser fonte de colágeno, a receita melhorara significativamente a elasticidade e hidratação da pele. Consumir a gelatina com moderação também pode ajudar no emagrecimento, por conter muitas proteínas.

Como fazer uma gelatina caseira cheia de colágeno

Gelatina caseira em um prato

Gelatina caseira é uma excelente opção de sobremesa – Foto: Tastemade/Divulgação/ND

As gelatinas em geral são feitas de colágeno animal, que geralmente são extraídos de tendões, ossos e peles de animais, como porcos, vacas e galinhas.

Para obter uma gelatina caseira “recheada” de colágeno, segundo o portal espanhol infobae, é preciso retirar os nutrientes como colágeno, gelatina, aminoácidos e minerais, dos ossos escolhidos.

O processo envolve assar os ossos, cozinhá-los por várias horas, e adicionar vinagre de maçã ou suco de limão para extrair mais minerais. O ideal é deixar os ossos de frango cozinhando por 8 a 12 horas e ossos de boi ou porco por 12 a 24 horas.

De acordo com o portal espanhol, para obter um caldo mais nutritivo e gelatinoso, é ideal combinar diferentes tipos de ossos, incluindo articulações, medula e ossos carnudos.

Caldo de ossos em uma panela

Colágeno e minerais são extraídos de ossos de animais- Foto: Reprodução/Internet

Para garantir um caldo mais puro, é essencial remover a espuma na superfície do caldo durante a primeira hora de cozimento. Despois de pronto, o caldo pode ser coado e congelado.

Para preparar a gelatina caseira, será preciso aquecer um litro de suco de fruta natural, hidratar 30 gramas de gelatina sem sabor em água fria, e adicione-a ao suco. Depois de misturados, moldes do colágeno podem ser adicionados na receita, que já pode ser levada à geladeira.

Confira outros alimentos que também são fontes de colágeno:

  • Carnes;
  • Peixes gordurosos e sardinhas;
  • Frutas;
  • Vegetais;
  • Claras de ovo.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.