Café tem limite: quantas xícaras se pode tomar por dia

O café é um companheiro indispensável para milhões de brasileiros. A bebida é tradicional e abre o dia de muitas pessoas. Ela não é apreciada apenas pela manhã. É ao longo do dia também, claro. Contudo, tem limite de xícaras?

Segundo a “Food and Drug Administration” (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, a maioria dos adultos pode consumir 400 mg de cafeína, composto químico presente na bebida, por dia. Isso representa cerca de quatro xícaras ou seis doses de expresso.

Para mulheres grávidas, segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, o limite da quantidade permitida é menor: 200 mg por dia.

É preciso estar atento a outros detalhes, como a concentração do café, o tamanho da xícara (copo) e se consumiu outros alimentos com cafeína. Isso modifica a conta de quantas xícaras pode tomar por dia.

Novamente segundo “FDA”, uma xícara tradicional, de 240 ml da bebida, contém cerca de 80 a 100 miligramas de cafeína.

Café também pode fazer mal

Bebida é patrimônio nacional – Foto: Dmytro Sheremeta/ND

Por que o cuidado com o café

Consumir muita cafeína pode provocar problemas como nervosismo, ansiedade, náuseas, dores de cabeça, dificuldade para dormir e até acelerar os batimentos cardíacos. Assim, não dá para exagerar.

Para evitar nervosismo, por exemplo, a recomendação é não tomar a bebida muito cedo. Isso porque ela aumenta o nível de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Assim, o ideal é beber a primeira xícara entre 9h30 e 11h, período em que há uma queda do nível de cortisol.

Outro ponto de atenção é para não atrapalhar o sono. O excesso de cafeína pode bloquear os receptores dos hormônios adenosina e melatonina, o que prejudica na hora de dormir. Desta forma, a recomendação é tomar a bebida até seis horas antes de dormir.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.