Incêndio em Ribeirão Preto faz paisagem desaparecer em meio à fumaça: ‘fora do comum’

Desde a última sexta-feira (23), as chamas têm assolado o estado de São Paulo, afetando ao menos 34 cidades. Incêndio em Ribeirão Preto se espalhou rapidamente pela cidade e forçou moradores a deixarem suas residências.

Incêndio em Ribeirão Preto fez moradores saírem de suas residências

Incêndio em Ribeirão Preto se espalhou rapidamente e forçou moradores a saírem de suas casas – Foto: X/Reprodução/ND

Áreas próximas a residências, como no condomínio Alphaville, localizado no distrito de Bonfim Paulista, precisaram ser evacuadas. Relatos indicam que alguns moradores tiveram que abandonar suas casas devido à proximidade das chamas.

Incêndio em Ribeirão Preto fez o dia virar noite em SP

Vídeos compartilhados nas redes sociais por moradores de Ribeirão Preto mostram a dimensão do desastre. As imagens mostram o céu encoberto por fumaça densa e fuligem espalhada por diversos locais.

No sábado (24), a situação piorou quando o fogo ganhou intensidade. As chamas se espalharam rapidamente, fazendo com que a cidade “virasse noite” em plena tarde.

Dia 'virou noite' em Ribeirão Preto com os incêndios

Céu ficou encoberto por fumaça densa e ‘dia virou noite’ no último sábado – Foto: X/Reprodução/ND

Além dos transtornos causados pela fumaça e pela fuligem, a cidade também enfrenta problemas com o fornecimento de energia elétrica. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) classificou a situação como “fora do comum”.

“Hoje (sábado) tivemos mais 26 postos desligados porque tivemos interrupção de energia por conta de ventos de mais de 70 km/h; 17 ainda estão sendo religados”, disse o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB).

Fogo interrompeu o fornecimento de energia elétrica e água na região

Chamas causaram interrupção de energia elétrica na região – Foto: X/Reprodução/ND

Os incêndios não só causaram estragos materiais e interrupções de serviços, mas também sobrecarregaram o sistema de saúde municipal. Além disso, há moradores afetados pela falta de água na região.

A prefeitura de Ribeirão Preto informou que o atendimento em prontos-socorros está 60% acima da capacidade normal. Os casos mais frequentes são os relacionados a problemas respiratórios e desidratação, decorrentes da inalação de fumaça e do calor extremo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.