Astronautas que estão presos no espaço devem retornar à Terra em 2025, diz Nasa

O retorno dos astronautas, Butch Wilmore e Sunita Williams, presos no espaço desde junho, já está programado para acontecer. Em uma coletiva de imprensa nesse sábado (24), a NASA informou que uma espaçonave da companhia de Elon Musk, SpaceX, será enviada para realizar o resgate da equipe.

Os dois embarcaram na espaçonave Starliner, da Boeing, em 5 de junho, e deveriam retornar oito dias depois. Contudo, a espaçonave apresentou uma série de falhas técnicas, problemas no fechamento das válvulas e um apagão em cinco propulsores durante uma manobra.

Astronautas que estão presos no espaço, Butch Wilmore e Sunita Williams, devem retornar do espaço em fevereiro de 2025

Butch Wilmore e Sunita Williams devem retornar em fevereiro de 2025 – Foto: Cory S. Huston/ NASA/ Reprodução/ ND

Espaçonave voará para a Terra sem tripulação

O administrador da NASA, Bill Nelson, informou à imprensa que a Starliner será trazida à Terra, mas sem os astronautas a bordo. Desta forma, a agência espacial e a fabricante poderão coletar dados de teste durante o voo para casa, ao mesmo tempo em que não colocarão os astronautas em risco.

“O voo espacial é arriscado, mesmo em seu momento mais seguro e rotineiro. Um voo de teste, por natureza, não é seguro nem rotineiro. A decisão de manter Butch e Suni a bordo da Estação Espacial Internacional e trazer a Starliner da Boeing para casa sem tripulação é o resultado do nosso comprometimento com a segurança: nosso valor central e nossa Estrela do Norte”, disse Nelson, durante a coletiva de imprensa.

Wilmore e Williams têm apoiado a pesquisa da estação, a manutenção e os testes do sistema Starline, além de realizarem a análise dos dados enquanto estão na espaçonave. “Sou grato às equipes da NASA e da Boeing por todo o seu trabalho incrível e detalhado”, completou o administrador da Nasa.

Butch Wilmore e Sunita Williams embarcaram na espaçonave Starliner, da Boeing, em 5 de junho, e deveriam retornar em uma semana, mas ficaram presos no espaço por falhas técnicas

Butch Wilmore e Sunita Williams embarcaram na espaçonave Starliner, da Boeing, em 5 de junho, e deveriam retornar em uma semana, mas ficaram presos no espaço por falhas técnicas – Foto: NASA/ Divulgação/ ND

Astronautas presos no espaço devem retornar do espaço em 2025

Wilmore e Williams continuarão trabalhando, formalmente, como parte da tripulação da Expedição 71/72 até fevereiro de 2025. Eles retornarão para a Terra a bordo de uma nave Dragon com dois outros membros da tripulação.

Inicialmente, a missão SpaceX Crew-9 estava programada para ter quatro tripulantes, mas voará para o espaço com dois assentos vazios, que serão ocupados por Wilmore e Williams. A espaçonave será lançada ao espaço após o dia 24 de setembro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.