Após anunciar retorno de tratamento contra câncer, Preta Gil retira aplique para fazer cirurgia

Após anunciar o retorno do tratamento contra o câncer, a cantora Preta Gil compartilhou em suas redes sociais neste sábado (24) que estava retirando o aplique do cabelo para fazer um novo procedimento cirúrgico. Ela também apontou que não irá colocar o adereço novamente.

A cantora havia anunciado a vitória contra a doença, que acometeu seu intestino, oito meses atrás, mas na última sexta-feira (23) postou em sua página que foi constatada a necessidade de voltar ao tratamento oncológico.

Preta Gil tirando aplique do cabelo

Após anunciar retorno de tratamento contra câncer, Preta Gil retira aplique para fazer cirurgia – Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Preta Gil descobriu que precisaria retomar tratamento em exames de rotina

Conforme a nota de Preta Gil, ela tinha se internado no Hospital Sírio Libanês, na cidade de São Paulo, para exames de rotina e lá recebeu a notícia.

“Estou bem e sendo acompanhada pelas equipes do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Cunha Capareli e Dr. Frederico José Ribeiro Teixeira Junior. Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já, já estou de volta. Um beijo, Preta Gil”, disse a cantora em nota.

Preta Gil

Preta Gil anunciou volta ao tratamento contra o câncer após oito meses – Foto: Reprodução/Instagram/ND

O que é recidiva do câncer?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), as recidivas do câncer acontecem quando há o reaparecimento da doença, que pode ser no mesmo local ou em outros órgãos.

Mesmo quando o câncer se espalha para demais partes do corpo, ainda é nomeado pelo órgão onde foi detectado pela primeira vez.

A SBCO explica que a recidiva ocorre quando pequenas áreas tumorais permanecem no organismo após o tratamento. São as chamadas micro metástases, indetectáveis por exames de imagens, mesmo os mais modernos.

Passando meses ou anos, estas células podem acabar se multiplicando de forma indiscriminada, o que leva ao desenvolvimento de um novo câncer.

Preta Gil no hospital

Preta Gil meses atrás tratando primeira aparição de câncer de intestino – Foto: @pretagil/ Redes sociais/ ND

Tipos de recidivas

  • Recidiva local: quando o câncer volta no mesmo local onde aconteceu da primeira vez;
  • Recidiva regional: quando o câncer retorna nos linfonodos próximos à região da primeira ocorrência da doença;
  • Recidiva metastática distante ou metástase à distância: quando o câncer volta em outra parte do corpo, em geral distante de onde aconteceu pela primeira vez. Por exemplo: um paciente com câncer de mama desenvolve a doença nos pulmões, fígado ou ossos.

Descoberta e tratamento

Conforme a SBCO, o diagnóstico das recidivas da doença se dá, normalmente, em consultas de retorno ao oncologista. Via de regra, a detecção é feita por exames de imagem, como na primeira vez.

Os protocolos de tratamento dependem do tipo da recidiva, são diversas alternativas. Além disso, pode ser que as células tenham resistência aos medicamentos usados anteriormente, fazendo necessária uma nova estratégia de abordagem.

Veja a nota da artista

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Preta Gil (@pretagil)

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.