Queimadas da Amazônia ou nevoeiros marítimos? Saiba o que afeta Santa Catarina

Há mais de uma semana, desde o dia 16 de agosto, Santa Catarina vem sendo afetada com a fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e na região Centro-Oeste do país.

Segundo a Defesa Civil do estado, esta fumaça pode impactar em fatores como a qualidade do ar e a visibilidade.

Imagem de satélite do dia 16 de agosto que mostra fumaça das queimadas da Amazônia e nevoeiros em Santa Catarina

Imagem de satélite do dia 16 de agosto que mostra fumaça das queimadas da Amazônia e nevoeiros em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil SC/ Reprodução

A meteorologista Nicolle Reis explicou, através de um vídeo nas redes sociais do órgão, que o fenômeno é comum nesta época do ano, e os ventos da região Norte carregam a fumaça em direção ao Sul.

Portanto, por causa das semelhanças a olho nu, é possível confundir o resultado das queimadas com nevoeiros marítimos, comuns em SC, que é são nuvem baixas que se formam próximo ao solo e reduzem a visibilidade.

Ambos os fenômenos aconteceram nas últimas semanas pelo estado, sendo que o último foi a causa do fechamento de aeroportos na região.

Meteorologista explica nevoeiros e queimadas da Amazônia

O meteorologista da Defesa Civil Fernando Rafael explica como se dá o fenômeno dos nevoeiros no estado.

“Os nevoeiros se formam em função do ar mais quente que está chegando e que ao encontrar a temperatura da superfície do mar bastante baixa. Ou seja, o mar mais gelado acaba condensando, o que aumenta a concentração de partículas de vapor de água suspensas na atmosfera”

Nevoeiros marítimos causam fechamento de aeroportos no estado – Foto: Karina Koppe/ ND

Fernando esclarece que este mesmo transporte de ar quente também é responsável por favorecer o deslocamento de partículas de queimadas de incêndios florestais da região centro-norte do brasil para Santa Catarina.

Efeito das queimadas Amazônia já pode ser sentido em SC – Foto: Divulgação/Governo do Estado

Veja os cuidados necessários

As duas situações demandam cuidados específicos, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina indicou algumas precauções.

Fumaça das queimadas

  • Beber bastante água;
  • Monitorar possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos;
  • Atenção redobrada com a população mais vulnerável, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.

Nevoeiros marítimos

  • Redobrar atenção no trânsito, devido ao aspecto esbranquiçado do fenômeno.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.