Suspeita de crime eleitoral e fake news: computadores são apreendidos na prefeitura de Itapoá

As polícias Militar e Civil apreenderam, na noite deste sábado (24), dois computadores que teriam sido usados para produção de suposto material de campanha e de fake news na prefeitura de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina. A ação aconteceu após o conteúdo ser encontrado em um dos aparelhos, que era usado por um servidor exonerado recentemente.

Computador da prefeitura de Itapoá

Computador que era usado por ex-servidor continha o suposto material de campanha e fake news – Foto: Reprodução/ND

Segundo o prefeito de Itapoá, Jonecir Soares, que foi eleito indiretamente neste domingo (25) e ocupava o cargo de forma interina desde o dia 17, denúncias chegaram até a chefia do Executivo de que o ex-servidor, que atuava na Secretaria de Turismo, teria usado o computador da prefeitura para a produção.

A equipe de T.I (Tecnologia da Informação) teria, então, acessado o aparelho e localizado o material armazenado na lixeira, indicando que havia sido excluído recentemente. A conta do ex-servidor em um site usado para editar fotos e vídeos também estava conectada no computador e também armazenaria os materiais. Em outro aparelho, pedidos de votos também teriam sido encontrados.

O prefeito Jonecir Soares publicou um vídeo nas redes sociais na noite deste sábado e falou sobre a apreensão dos materiais. “É com indignação que venho fazer este pronunciamento”, inicia Soares, que explica, na sequência, como iniciaram as suspeitas do uso dos equipamentos da prefeitura para fins de campanha.

“Assim que assumi a prefeitura de Itapoá, recebi a denúncia de que, dentro do Departamento Foral, havia ali um núcleo de produção de conteúdos de fake news e também de conteúdo político”.

Após os materiais serem encontrados, a Polícia Civil e a Polícia Militar foram acionadas, sob orientação do Ministério Público Eleitoral. Os computadores foram apreendidos pelos agentes e levados para Joinville, onde deverão passar por perícia para análise dos materiais encontrados. Um boletim de ocorrência foi registrado no local.

Caso ocorreu na Prefeitura de Itapoá

Ação aconteceu na noite deste sábado (24) – Foto: Reprodução/ND

Ex-servidor acusado se manifestou nas redes sociais

O ex-servidor acusado de produzir os materiais se manifestou neste domingo, em um vídeo que circula nas redes sociais. Wilson Júnior, que ocupava cargo de coordenador na Secretaria de Turismo e Cultura, se apresentou como dono de uma agência de marketing e afirmou ter sido “surpreendido com uma notícia de que o prefeito interino da cidade teria autorizado busca e apreensão nos computadores da Secretaria de Cultura”.

Wilson negou as acusações. “Eu como pessoa física, jamais produzi fake news. Como pessoa jurídica, jamais produzimos fake news. Não fazemos e não compactuamos com isso”, disse.

O ex-servidor ainda afirma que a ação na noite deste sábado foi ilegal. “Invadiram minhas contas pessoais, entraram em meus perfis pessoais, expuseram meus clientes, expuseram o nome da minha empresa, expuseram os candidatos do meu partido, PRD, de forma ilegal”.

O PRD, partido do qual Wilson faz parte, compõe a coligação “União e trabalho por Itapoá”, cujo cabeça de chapa é Jeferson Rubens Garcia, que teve o mandato cassado no dia 16 de agosto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A legenda da qual Wilson é secretário-geral também se pronunciou por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, na qual afirma que as acusações são “infundadas e absurdas”. “O que estamos testemunhando é uma clara perseguição política, um ataque vil contra uma liderança respeitada e comprometida com o bem-estar da nossa cidade”, diz trecho do comunicado.

Coligação nega participação de candidato a prefeito de Itapoá

A reportagem do Grupo ND procurou, também, a coordenação da coligação “União e trabalho por Itapoá” que, em nota, negou que o candidato Jeferson Garcia tenha “qualquer relação com suposta produção de fake news”. Confira a íntegra:

“A COLIGAÇÃO UNIÃO E TRABALHO POR ITAPOÁ, formada pelos Partidos MDB/ REPUBLICANOS/PP/PODE/UNIÃO/PSD/PSB/PRD, tomou conhecimento que a [sic] prefeito interino em exercício Jonecir Soares acionou a Polícia Militar, Policia Civil e Ministério Público, para apreensão de dois computadores na Secretária de Turismo e Cultura do Município de Itapoá, onde supostamente teriam sido encontrados materiais de campanha, bem como indícios de armazenamento de “fake News” contra o prefeito em exercício. 

Primeiramente, cumpre esclarecer que Jeferson Garcia deixou à [sic] Prefeitura de Itapoá em 17/08/2024, em razão da cassação da CHAPA nas eleições de 2020. Na sequência, na data de 21/08/2024 o respectivo prefeito interino exonerou 55 (cinquenta e cinco) servidores públicos, dentre eles, os servidores da Secretária de Turismo e Cultura, que tiveram suas máquinas apreendidas. 

Conforme se verifica pelos inúmeros vídeos divulgados e pronunciamento do prefeito interino Jonecir Soares, nota-se que a respectiva gestão atuou mediante quebra da cadeia de custódia dos servidores exonerados, sem qualquer ordem judicial, acessando deliberadamente senhas e dados pessoais, invadindo aplicativos de uso pessoal armazenados na nuvem, tal qual canva, whatsapp, google fotos e etc. 

Por sua vez, a coligação esclarece que o candidato Jeferson Garcia não tem qualquer relação com a suposta produção de Fake News, que desconhece o fato de que servidores tenham utilizado equipamento público para realização de práticas ilícitas e caso o tenham feito, foram sem a sua autorização. 

Esclarecemos ainda, que o Candidato não contratou ou solicitou a produção de material de campanha à qualquer servidor público, dentro ou fora do expediente. Por fim, repudia a ligação de seu nome as práticas mencionadas.

Reforçamos que todas as ações do nosso candidato, tanto na vida pública quanto na privada, são pautadas pelos princípios de ética e responsabilidade, valores que herdou do seu pai, Wilson Rubens Moretti Garcia, e que norteiam a sua conduta até hoje. Temos plena confiança de que a verdade prevalecerá, e que a população de Itapoá saberá discernir entre fatos e boatos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.