Aeroporto de Florianópolis reabre após incidente de derrapagem de avião

Cerca de 92 voos foram suspensos após avião da Latam derrapar durante o pouso

Aeroporto de Florianópolis reabre após incidente de derrapagem de avião

Reprodução/ CNN

Após um contratempo envolvendo uma aeronave da Latam, que resultou em uma derrapagem na pista, o Aeroporto de Florianópolis retomou as operações nesta quinta-feira (13). O incidente, ocorrido na quarta-feira (12) pela manhã, forçou a suspensão de aproximadamente 92 voos.

Durante a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira, profissionais da Latam empreenderam esforços na remoção do avião que interditava a pista. Para a operação, foi utilizado um equipamento especial conhecido como Recovery Kit, trazido de São Paulo. O trabalho foi concluído por volta das 8h da manhã.

O Procon de Santa Catarina informou que todos os voos até as 9h da quinta-feira foram cancelados, o que totaliza uma interrupção de 92 voos desde o início do incidente. As repercussões desse ocorrido estenderam-se até outros aeroportos do estado, como o de Navegantes, que agora recebe passageiros realocados. Aconselha-se que os viajantes afetados busquem informações atualizadas junto às suas respectivas companhias aéreas.

Em comunicado, a Latam assegurou que todos os passageiros impactados pelo incidente em Florianópolis foram notificados. Para solicitar alterações em suas viagens sem custos adicionais ou reembolsos, os clientes devem acessar o campo “Minhas Viagens” no site ou aplicativo da companhia, ou ainda, contatar a Central de Serviços pelo número (11) 4002-5700.

O avião envolvido no incidente, um Airbus A321 (PT-MXM), estava no trajeto Guarulhos/Florianópolis quando ocorreu a derrapagem no pouso, ultrapassando os limites da pista do aeroporto de Florianópolis. A aeronave transportava 172 passageiros e sete tripulantes, que desembarcaram em segurança e passaram por avaliações médicas.

As circunstâncias que levaram à derrapagem estão sob investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Supõe-se que a intensa chuva em Santa Catarina ou uma eventual explosão de pneu possam ter contribuído para o incidente.

A Latam reforçou, por meio de nota, que “todos os fatos relacionados a este incidente serão apontados oficialmente pelas autoridades competentes”, e a companhia está comprometida em “adotar todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir uma operação segura para todos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.