Aluna catarinense representará o Brasil em competição mundial de educação profissional

A paixão e dedicação em criar belos arranjos e buquês de flores tem levado a jovem Maria Olívia Fronza Block, de 18 anos, para uma grande competição mundial. Agora em setembro, a aluna do Senac irá representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills 2024.

Marai em preparação para o mundial na França

Aluna catarinense representará o Brasil em competição mundial de educação profissional – Foto: Gabriela Szenczuk/Reprodução ND

A florista conseguiu a vaga para a competição durante competição nacional realizada em Vitória, no Espírito Santo, em 2023. Além de ser selecionada, ela voltou para a casa com a medalha de ouro no peito.

A WorldSkills funciona como uma grande Olímpiada, só que de profissões, que acontece a cada dois anos. Mais de 1,5 mil alunos/competidores de 65 países disputam em mais de 60 ocupações profissionais.

Neste ano, a competição acontece em Lyon, na França, e promete reunir um público de 250 mil pessoas. O Brasil será representado pelo Senac e Senai em diversas ocupações e Maria Olívia levará o nome de Santa Catarina para o mundial.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mariazinha Olívia Fronza Blok (@maria_olivia_fronza)

“A minha preparação começou com 15 anos e desde então eu venho fazendo curso de florista. Depois do curso, fui chamada para as competições Senac de Educação Profissional e fui treinando durante um ano”, disse Maria em entrevista na NDTV.

Além da disputa na França, ela também participou da Global Skills Challenge, na Austrália, onde faturou a medalha de prata.

Aluna catarinense se prepara para o mundial

Ao longo do último ano, a aluna de Santa Catarina tem se dedicado intensamente aos treinamentos desde que foi selecionada para a competição mundial. Tudo isso enquanto ainda estuda no ensino médio.

Marai em preparação para o mundial na França

Maria Olívia Fronza Block representa o país maior competição de educação profissional mundial – Foto: Gabriela Szenczuk/Reprodução ND

Ao todo, são mais de seis horas diárias de treinos, em que são simulados os possíveis desafios que ela pode encontrar na competição na França.

“Minhas provas são todas surpresas. Mas como na arte floral não tem muito segredo do que vai cair ou não, a gente vai treinando tudo um pouco, vária possibilidades. A gente treina um pouco buquê, arranjo com flores de corte, e essa é a minha rotina”, explicou.

A preparação de Maria contém apoio integral do Senac Santa Catarina, o qual oferece uma professora exclusiva para garantir à competidora todo o suporte para a prática profissional.

Marai em preparação para o mundial na França

Maria representa o país em competição mundial na França – Foto: Internet/Reprodução ND

Maria tem exercícios diários na escola de Arte Floral do Senac em Rio do Sul e participa de workshops nacionais, na cidade de Holambra, onde aprimora seus conhecimentos com outros professores que são referência no cenário nacional e internacional.

Agora, a aluna mantém a constância dos treinos e espera ter um bom resultado no mundial e, quem sabe, voltar para a casa com uma medalha.

“Minha expectativa está alta, porque foram muitos anos me dedicando a isso. A gente quer medalha, mas mais do que isso é dar o meu melhor. Então é eu sair satisfeita, meu expert sair satisfeito porque só nós dois e minha professora sabemos onde é que podemos chegar com tudo isso.

A aluna embarca essa semana para a França em busca de medalha na Worldskills e almeja trazer ao Brasil mais essa conquista, garantindo que Santa Catarina esteja representada no mundial.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.