Oktoberfest 2024: onde se hospedar para curtir a festa

Se na maior parte do ano Blumenau é morada para pouco mais de 360 mil pessoas, um fenômeno multiplicador ocorre sempre em outubro. A Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, faz a população da cidade quase triplicar.

Foto de um dos pavilhões fechados do Parque Vila Germânica. O espaço é amplo e tem o teto decorado com tecidos nas cores verde, branco e amarelo. Também há uma fita de luzes penduradas. No lado direito da foto, há um palco e centenas de pessoas olhando em direção a ele.

Um dos pavilhões do Parque Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest Blumenau – Foto: Aysla Dias ND

Ao longo de 20 dias de Oktoberfest, o município do Vale Europeu de Santa Catarina recebe, aproximadamente, 600 mil turistas. A maioria deles (mais de 60%) permanece em Blumenau entre dois e sete dias.

Ainda que o município disponha de mais de quatro mil leitos de hospedagem, não é suficiente para o tanto de gente que chega para a festa.

O que isso significa? É preciso reservar com antecedência. E onde ficar? A seguir, contamos quais são os bairros mais próximos à Oktoberfest e suas opções de hospedagem.

Caso Blumenau já esteja com as vagas esgotadas, partimos para cidades próximas. O mais importante é não deixar de curtir a Oktoberfest! Confira.

Hotel em Blumenau

Blumenau tem 40 meios de hospedagem oficialmente cadastrados no Ministério do Turismo. Em maior quantidade estão os hotéis, seguidos pelas pousadas e hostels.

Juntos, eles somam cerca de 1.900 quartos disponíveis e mais de quatro mil leitos. Isso sem considerar casas e apartamentos para locação em aplicativos como o Airbnb.

A região central é a que concentra maior quantidade de opções de hospedagem e está a apenas três quilômetros de distância do bairro Velha, onde está instalado o Parque Vila Germânica, casa da Oktoberfest.

Melhores bairros para se hospedar em Blumenau na Oktoberfest

A programação da Oktoberfest se concentra no Parque Vila Germânica, que fica no bairro Velha. Fora dali, o Centro é outro ponto de encontro da festa.

Em alguns dias da semana, a Rua XV de Novembro é palco do tradicional desfile que reúne carros alegóricos e milhares de pessoas. Sendo assim, alguns bairros são privilegiados para quem quer curtir a festa.

Para ir a pé para a Oktoberfest: escolha o bairro Velha

Foto aérea do Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau. No centro da imagem aparece um grande lago, ao redor dele algumas árvores, pista de caminhada e ciclovia, um parque infantil e duas quadras esportivas. Ao fundo, prédios casas e o Parque Vila Germânica.

Parque Ramiro Ruediger, no bairro Velha, fica quase em frente ao Parque Vila Germânica – Foto: Michele Lamin/PMB

No Velha, você vai encontrar ao menos seis meios de hospedagem entre hotéis, hostels e pousada. Além de ser no próprio bairro da Oktoberfest, as opções ficam no máximo a 1,2 quilômetro de distância do Parque Vila Germânica. Da mais próxima a mais distante, as opções são:

Blu Terrace Hotel: 220 metros | três minutos a pé;

Pousada Villa Dom Carlos: 300 metros | quatro minutos a pé;

Hotel Vila Germânica: 350 metros | cinco minutos;

Pousada by Rieger: 550 metros | sete minutos;

Pousada Casa da Maga (Vila Germânica): 1 km | 13 minutos;

Blu Hostel: 1,2 km | 18 minutos a pé.

Para chegar de carro na Oktoberfest: Centro ou o Ponta Aguda

Foto aérea do Centro do Centro de Blumenau. No lado esquerdo da foto, o castelinho em estilo germânico onde fica a loja Havan. No meio da foto, uma ponte de asfalto que passa por cima do Rio Itajaí Açu. Ao fundo, vários prédios altos.

O Centro de Blumenau é um ótimo bairro para se hospedar e curtir a Oktoberfest – Foto: Daniel Zimmermann/PMB/Divulgação

O bairro do Centro fica ao lado do Velha e, portanto, próximo da Vila Germânica. Das hospedagens disponíveis na região central, todas elas são hotéis e não passam de 5,5 quilômetros de distância até a Oktoberfest. De carro (dê preferência ao táxi ou carros de aplicativo se for beber) os trajetos levam em média 15 minutos, dependendo do trânsito.

Hotel Steinhausen: 1,6 km;

Ibis Budget Blumenau: cerca de 2 km;

Hotel Ibis: 2,6 km;

Villa Do Vale Boutique Hotel: 2,6 km;

Hotel Caiuá Blumenau: 3 km;

Hotel Pousada XV: aproximadamente 3 km;

Hotel Hermann: cerca de 4,5 km;

Hotel Slaviero: menos de 5 km;

Hotel Europa: aproximadamente 5 km;

Himmelblau Palace Hotel: 5,2 km; Plaza Blumenau Hotel: 4,6 km.

Ponta Aguda

O bairro Ponta Aguda estaria literalmente encostado no Centro, não fosse a divisão natural que o Rio Itajaí-Açu faz entre eles. Também próximo ao Velha e com algumas opções de hospedagem, a distância entre elas e o Parque Vila Germânica não passa dos seis quilômetros ou 15 minutos de carro (a depender do trânsito). Confira:

Blumenau Tower Hotel: cerca de 4 km;

Hotel Dom Hof: cerca de 4 km;

Pousada Casa da Maga: aproximadamente 4 km;

Hotel Blumenhof: 4,3 km;

Hotel Klöppel: cerca de 6 km.

Sem vagas para a Oktoberfest? Outros três bairros próximos para tentar Airbnb

Se os hotéis, pousadas e hostels em bairros perto ao Velha já não tiverem mais vagas disponíveis, considere casas, apartamentos e até quartos para locação nos bairros próximos à Vila Germânica.

São próximos à Oktoberfest, mas não contam com meios de hospedagem formais: Bom Retiro, Água Verde e Velha Central. Vale conferir se há opções de locação. Caso não consiga nada, expanda a busca por toda Blumenau e se a resposta ainda for negativa, partimos para o “plano B”: cidades próximas.

Plano B: cidades vizinhas para se hospedar durante a Oktoberfest

Foto do Portal Sul da cidade de Pomerode. O portal é em estilo germânico, construído em tijolos à vista, com ripas de madeira cruzadas, como em construções enxaimel, e telhado pontiagudo. Na parte de cima há janelas de madeira. Em baixo há um vão por onde passam carros. Na frente do portal há um canteiro com flores e arbustos.

Pomerode é a cidade com mais opções de hospedagem perto de Blumenau para curtir a Oktoberfest – Foto: Getty Images/ND

A Oktoberfest de Blumenau não movimenta apenas sua cidade sede, mas várias outras que estão em seu entorno e acabam por receber turistas para passeios e também hospedagem.

Em um raio de até 30 quilômetros de distância da Vila Germânica estão quatro cidades que além de camas confortáveis para descansar também contam com atrações turísticas para conhecer.

Gaspar: distante cerca de 20 quilômetros de Blumenau, dispõe de hotéis e pousadas, incluindo as da charmosa Rota Villa D’Itália, além de ter um dos melhores hotéis-fazenda do Brasil, o Fazzenda Park Resort. Descubra o que fazer em Gaspar.

Indaial: está a cerca de 20 quilômetros de Blumenau. Além de hotéis, também há campings na cidade e algumas opções de hospedagem pelo Airbnb.

Timbó: a aproximadamente 30 quilômetros da casa da Oktoberfest. O município dispõe de hotéis, pousadas e hostels, além de opções no Airbnb. Descubra o que fazer em Timbó.

Pomerode: também a aproximados 30 quilômetros de distância dos blumenauenses, é a cidade com a maior quantidade de opções de hospedagem, tanto as formais quanto pelo Airbnb. Além disso, a pequena Alemanha tem muitos atrativos para se conhecer. Descubra o que fazer em Pomerode.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.