VÍDEO: FAB divulga simulação do acidente com avião da Voepass que matou 62 pessoas

A FAB (Força Aérea Brasileira) divulgou, neste domingo (8), uma animação feita pelo Cenipa (Centro de investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que recriou a trajetória do voo 2283, da Voepass. A aeronave caiu no dia 9 de agosto, em Vinhedo, no interior do estado de São Paulo, e resultou na morte de 62 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Avião da Voepass caiu em Vinhedo, matando 62 pessoas

FAB divulgou uma animação feita pelo Cenipa que recriou a trajetória do voo 2283, da Voepass – Foto: Reprodução/Secretaria de Segurança de São Paulo/ND

Segundo a FAB, a animação, feita pelo LABDATA (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo), é baseada em parâmetros do gravador de dados de voo (assista abaixo).


FAB divulga simulação do acidente com avião da Voepass que matou 62 pessoas – Vídeo: Divulgação/FAB/ND

Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (6), o Cenipa divulgou o relatório preliminar sobre o maior acidente aéreo do Brasil desde 2007. Apesar de não haver uma conclusão sobre o que, de fato, provocou a queda da aeronave, as investigações iniciais revelam detalhes importantes sobre o impacto, a disposição dos destroços e as circunstâncias que levaram ao acidente.

O impacto ocorreu em uma área residencial de um condomínio em Vinhedo. Antes da divulgação do relatório, investigações preliminares apontaram que o gravador de voz da cabine do ATR 72-500 registrou conversas do copiloto sobre “dar potência” à aeronave, minutos antes da queda, além de gritos dentro do avião.

Copiloto fez comentário sobre o gelo um minuto antes da queda do avião da Voepass

O relatório preliminar divulgado pelo Cenipa também revelou que, um minuto antes da queda do avião, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva chegou a relatar que havia “bastante gelo” na aeronave. Esse comentário coincidiu com os alertas emitidos pela aeronave apontando congelamento de partes das estruturas.

Relatório preliminar divulgado pelo Cenipa revelou que, um minuto antes da queda do avião, o copiloto chegou a relatar que havia “bastante gelo” na aeronave – Foto: Divulgação/FAB/ND

A investigação do Cenipa também apurou que o sistema antigelo do avião foi acionado algumas vezes pelos pilotos durante o voo. Entretanto, o avião chegou a voar cerca de seis minutos com o alerta de gelo ligado, sem que o sistema de degelo fosse acionado.

Conforme detalhado pelo Tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, investigador-encarregado do Cenipa, apenas 57 segundos após o alerta do copiloto, registrado na caixa-preta, os pilotos perderam o controle sobre a aeronave. Em seguida, ela virou de um lado para o outro, entrou em parafuso, completou cinco voltas e, por fim, atingiu o chão.

Apenas 57 segundos após o alerta do copiloto, registrado na caixa-preta, os pilotos perderam o controle sobre a aeronave – Vídeo: Divulgação/ND

O que aponta o relatório sobre a queda do avião da Voepass até o momento

  • A aeronave da Voepass estava certificada para voar em condições de formação de gelo;
  • A tripulação estava qualificada e possuía experiência para esse tipo de voo (em condições de formação de gelo na aeronave);
  • Informações meteorológicas disponíveis antes do horário da decolagem mostravam condição de formação de gelo severo;
  • A tripulação não declarou emergência;
  • Houve perda de controle da aeronave durante o voo em condições de formação de gelo.

Polícia Federal também investiga queda de avião em Vinhedo

A PF (Polícia Federal), em paralelo à investigação do Cenipa, também apura as razões do acidente por meio de análises dos dados de componentes e caixas-pretas do avião. Contudo, o objetivo da PF é verificar se existem pessoas que devam ser responsabilizadas criminalmente pela tragédia.

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