Campeonato Catarinense de Remo 2024 chega ao fim com disputa histórica em Florianópolis

O Campeonato Catarinense de Remo 2024 chegou ao fim na manhã deste domingo (8) na capital. Com disputas acirradas e emoção até a última remada, a denominada Regata NDTV 35 anos proporcionou um ótimo domingo para o público presente.

Manhã foi de disputa intensa dentro da água e grande evento fora dela – Foto: Federação Catarinense de Remo/Divulgação

Na etapa, estavam em disputa cinco troféus transitórios distribuídos em 15 provas no dia.

As inscrições ultrapassaram os 150 atletas de 04 clubes de remo filiados a Federação de Remo de Santa Catarina: Aldo Luz, Martinelli, Riachuelo e América de Blumenau.

Os barcos de remo que participaram desta etapa foram: individuais (Single Skiff e Canóe),duplas (Double Skiff e Dois sem timoneiro), quatro remadores (Quatro com timoneiro e Four Skiff) e oito remadores (Oito com timoneiro) em equipes masculinas e femininas, das categorias Sub 13, Sub15, Sub 17, Sub 19, Sênior, Máster, Aspirantes e Pararremo.

 

O troféu que mais representou a disputa acirrada presente nas águas foi o da categoria Sênior, onde América e Martinelli terminaram a competição empatados em pontos e a disputa foi decidida nos critérios de desempate.

Os resultados consagraram as seguintes equipes, que agora são donas dos troféus:

Iniciantes – Aldo Luz campeão, Martinelli vice

Pararremo – Aldo Luz campeão, Riachuelo vice

Master- Aldo Luz campeão, vice Martinelli

Juniores – Riachuelo campeão, vice Martinelli

Sênior – América campeão, vice Martinelli

Organizadores destacam crescimento e sucesso da competição

Para André Arthur Dutra, diretor de comunicação da Federação Catarinense de Remo, a disputa acirrada dentro das águas mostra que o esporte vem ganhando em força e qualidade com o passar do tempo.

“Foi uma regata que de todos os tempos a gente nunca teve uma disputa tão acirrada. Acredito que isso mostre o crescimento do remo. Quando temos uma etapa tão acirrada e disputada isso representa o crescimento do remo e isso faz parte de uma ampla divulgação e fomentação do esporte no estado”, relata André.

Já para Leonardo Borchardt, presidente da Federação Catarinense de Remo, a qualidade e crescimento do esporte vem sendo notórias.

“Chegamos na última rodada com todas as categorias praticamente empatadas. Como falou o André anteriormente, isso demonstra uma qualidade muito grande do esporte e o crescimento que vem tendo o remo. A coroação e o crescimento do remo puderam ser vistos pelo público nesta manhã” disse.

Com relação ao futuro do esporte, segundo Leonardo o futuro promete ser de ainda mais crescimento, como já vem acontecendo.

“É um momento de festa para todos. A gente projeta sempre um crescimento com um campeonato de tanto sucesso como foi este ano. Para o próximo exercício pretendemos além de permitir que os clubes continuem crescendo, procuraremos alinhar questões que agradem ainda mais o clubes, gerando sempre um maior crescimento do esporte”, completou.

Leonardo Borchardt, presidente da Federação Catarinense de Remo projeta futuro do esporte no estado – Foto: JP Bianchi/ND

Pequenos talentos, grandes campeões

Para Pedro Henrique Souza da Silva, de 12 anos e integrante do Clube de Regatas Aldo Luz, o esporte é fundamental para que os jovens sigam bons caminhos.

“Eu acho que o esporte tem um papel muito importante, fico feliz quando vejo pessoas da minha idade conquistando troféus e focados no remo porque assim estamos fazendo algo bom e não caindo em caminhos ruins na vida”, disse.

Pedro destaca o papel do esporte na vida dos jovens – Foto: JP Bianchi/ND

Integrante da equipe campeã de três dos cinco troféus que estavam em disputa, Pedro revela que sua rotina de treinos é intensa.

“Comecei no esporte há dois anos e sempre fui uma pessoa muito focada. A rotina de treinos é cansativa, mas quando ganhamos esses troféus tudo vale a pena. Desde a última competição venho conquistando medalhas e quero servir de incentivo para outros jovens também”, relata.

Diversão além do esporte

Para o público presente, principalmente as famílias e crianças, o dia foi especial.

Fora das águas, o evento contou com a presença de food trucks, visitação as garagens das equipes e muitas famílias aproveitaram o domingo ao ar livre para presenciar e até mesmo conhecer mais do esporte.

Presença de público foi grande na manhã deste domingo para prestigiar o esporte em Florianópolis – Foto: JP Bianchi/ND

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.