Apenas um! Astronautas revelam qual é o cheiro do espaço

O espaço sempre foi um grande mistério para a humanidade, e uma das curiosidades mais fascinantes é: a que cheira o espaço? Embora a maioria de nós nunca tenha a chance de sentir isso, astronautas que estiveram em missões espaciais revelam detalhes surpreendentes sobre essa experiência sensorial única.

astronauta viajando pelo espaço sideral

O espaço sempre foi um grande mistério para a humanidade, e uma das curiosidades mais fascinantes é: a que cheira o espaço? – Foto: Canva/Divulgação/ND

Astronautas como Chris Hadfield, famoso por suas caminhadas espaciais, descreveram o espaço como “estimulante e de outro mundo”, revelando não apenas as vistas espetaculares, mas também um cheiro metálico característico.

De acordo com Hadfield e outros astronautas, esse aroma é perceptível quando os trajes espaciais e equipamentos retornam para dentro da estação após uma caminhada espacial.

O que causa o cheiro do espaço?

Helen Sharman, a primeira astronauta britânica, que passou oito dias na estação espacial Mir, explica que o cheiro do espaço se origina da interação entre radiação cósmica e o oxigênio no interior das estações.

Quando objetos expostos ao vácuo do espaço retornam para a ISS (Estação Espacial Internacional), eles trazem consigo moléculas instáveis, conhecidas como radicais livres, que reagem com o oxigênio e geram esse aroma metálico.

astronauta pisando na Lua

Quando objetos expostos ao vácuo do espaço retornam para a ISS, eles trazem consigo moléculas instáveis, gerando o único cheiro do espaço – Foto: Canva/Divulgação/ND

Embora a rotina na ISS seja bem diferente da vida na Terra, com atividades diárias focadas em manutenção e experimentos científicos, as caminhadas espaciais proporcionam uma experiência sensorial intensa para os astronautas.

Sentidos terrestres são valorizados que cheiro do espaço

Apesar da grandiosidade do espaço, os relatos dos astronautas reforçam o quanto os nossos sentidos são intensamente estimulados pelo ambiente terrestre.

Coisas simples, como o cheiro do ar fresco ou o som da chuva, são valorizadas ainda mais após uma experiência no espaço, onde esses elementos estão ausentes.

Além do cheiro do espaço, a falta de elementos naturais da Terra, como o vento ou a chuva, faz com que os astronautas passem a valorizar essas sensações ao retornar ao planeta – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.