Ex-jogador de futebol De La Cruz será extraditado para os EUA por tráfico de drogas

Na última quinta-feira (19), o ex-jogador Rolan De la Cruz Biojó foi extraditado para os Estados Unidos após acusações de tráfico de drogas e  formação de quadrilha. Após análise das provas coletadas, a juíza colombiana Myriam Ávila Roldán foi favorável ao pedido de extradição do atleta.

Na mira de uma operação conjunta entre a Diretoria Especializada Contra o Tráfico de Drogas da Procuradoria Geral da Nação da Colômbia, o DEA (Drug Enforcement Administration) e a Força-Tarefa Conjunta de Estabilização e Consolidação Hercules, De la Cruz foi capturado em 6 de outubro de 2023, em Tumaco, no departamento de Nariño, na Colômbia.

De La Cruz será extraditado para os EUA por tráfico

De La Cruz será extraditado para os EUA por tráfico – Foto: Reprodução/Corte Suprema de Justicia/ND

A cidade colombiana é conhecida pela alta produção de drogas e ocorrências de tráfico. Também tem um histórico recorrente de captura e extradição de envolvidos em casos de tráficos nos últimos anos.

Quem é De La Cruz?

Reconhecido pelos fãs de futebol como um ex-jogador que teve boa passagem por clubes colombianos, como América de Cali, Santa Fé e América, Rolan De la Cruz Biojó chegou a obter nacionalidade da Guiné-Equatorial, onde foi destaque atuando pela seleção nacional, após classificar a equipe para as quartas de final da Taça das Nações Africanas de 2012.

Após o bom desempenho no esporte, De la cruz começou a se envolver no gerenciamento de rotas de tráfico para os Estados Unidos e no transporte de cocaína e outros entorpecentes.

De la Cruz é capturado e será extraditado para os Estados Unidos

De la Cruz é capturado e será extraditado para os Estados Unidos – Foto: Reprodução/Internet/ND

As autoridades o identificam como um dos principais traficantes de drogas da região de Nariño, por esse motivo foi realizada uma cooperação internacional em busca de sua captura e detenção.

A extradição de De La Cruz para os Estados Unidos visa um passo importante na ruptura das redes de tráfico de drogas na região e no enfrentamento ao crime organizado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.