Feira de Cursos da UFSC Blumenau recebe mil estudantes do ensino médio e EJA da região

Esta semana, o Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou movimentado com a realização da Feira de Cursos, evento que recebeu cerca de mil alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da região. Além de aproximar a UFSC da sociedade, a iniciativa tem como objetivo apresentar aos estudantes os cursos de graduação e outras atividades oferecidos pelo campus. O evento foi realizado de 17 a 19 de setembro, na Sede Acadêmica, no bairro Velha.

No auditório, foi montada uma mostra com materiais e experimentos produzidos pelos cursos

Cerca de 20 escolas de Blumenau e região trouxeram turmas para participar do evento, que também recebeu um grande número de inscrições individuais. Os participantes puderam visitar estandes dos cursos, que apresentaram materiais e experimentos produzidos pelos estudantes, além de realizarem visitas guiadas a alguns laboratórios do campus. A cada visita, o participante ganhava um adesivo, que depois podiam ser trocados por brindes.

A organizadora do evento, Maryah Elisa Morastoni Haertel, agradeceu a participação dos bolsistas, voluntários, servidores e setores que colaboraram com a organização. Na avaliação dela, a Feira de Cursos cumpriu com seu objetivo. “A alteração do formato para esta edição trouxe melhorias. Os estudantes puderam passar mais tempo nos laboratórios e puderam escolher visitar apenas os cursos que tinham interesse. A mostra dos cursos no Auditório também foi bem interessante. Essa edição foi um sucesso e já convidamos a todos para participar da próxima no ano que vem.”

Daniella Meurer já está inscrita para o Vestibular Unificado

Para muitos dos estudantes que visitaram a feira, esse foi o primeiro contato com uma universidade federal. É o caso de Daniella Meurer, de 18 anos, que está no terceiro ano do ensino médio da EEB Arnoldo Agenor Zimmermann de Gaspar. Ela fez sua inscrição de forma individual na Feira de Cursos e veio conhecer mais de perto a UFSC Blumenau. “Já tinha visto as informações sobre os cursos no site, mas é muito legal poder conhecer mais pessoalmente, dá para ter uma perspectiva muito melhor de como é o curso”, conta a estudante, que já está inscrita no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 para o curso de Engenharia de Controle e Automação.

Daniella conta ainda que estava um pouco em dúvida, mas depois de conversar com professores e estudantes do curso, se sente mais tranquila e segura da decisão. Ela afirma que escolheu a UFSC pela qualidade e também pela questão econômica. “A UFSC sempre tem boas notas na avaliação do MEC, os cursos são muito bem avaliados e tem um nome bastante conhecido. Por isso escolhi estudar aqui”, disse.

Carlos Eduardo Pedrosa ainda não fez sua escolha, mas vai fazer o Enem deste ano

Carlos Eduardo Pedrosa, de 17 anos, está no terceiro ano do ensino médio da EEB Dr Max Tavares D’Amaral, que fica no bairro Itoupava Norte. Ele é natural de Manaus e está morando em Blumenau há cerca de um ano. Carlos ainda não decidiu qual curso vai fazer, então aproveitou para conhecer as oportunidades oferecidas pela Universidade. “Gostei muito da Química, ver na prática como funcionam as reações foi muito legal, e também ver como a ciência é importante na nossa vida. Gostei da Engenharia Têxtil também, não imaginava que tinha tantas possibilidades”, disse o estudante, que irá fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano.

Fernanda Frainer, 17 anos, visitou a Feira de Cursos acompanhada do pai, Fabrício Frainer. Eles moram em Rodeio, e Fernanda está no terceiro ano do ensino médio no Colégio São Paulo de Ascurra. Ela veio para conhecer os cursos, mas principalmente a Engenharia de Controle e Automação, para o qual já está inscrita no Vestibular Unificado. “É um curso que eu sempre quis, então é muito bom poder conhecer mais”, explica Fernanda.

A próxima edição da Feira de Cursos da UFSC Blumenau está prevista para acontecer em setembro de 2025. Confira mais fotos do evento no site da UFSC Blumenau.

Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Adicionar aos favoritos o Link permanente.