Nota de pesar: falece o estudante de pós-graduação Daniel Kuaray Timóteo

Daniel Kuaray Timóteo

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica, com pesar, o falecimento do estudante de pós-graduação Daniel Kuaray Timóteo, falecido na noite desta quinta-feira, 26 de setembro, aos 36 anos, próximo à terra indígena M’biguaçu. Segundo relatos divulgados pela imprensa, Daniel faleceu em decorrência de atropelamento na BR-101 em frente à terra indígena, enquanto ajudava uma criança a atravessar a rodovia.

Daniel Kuaray Timóteo cursava doutorado em Antropologia desde março deste ano. Em sua trajetória estudantil na UFSC, era mestre em Antropologia e graduado em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Atualmente, era orientador na escola Wherá Tupã Poty dja, em Biguaçu.

Foi uma importante liderança indígena Guarani e uma das referências em educação de seu povo. Segundo nota divulgada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), Kuaray teve “valorosa participação nas comissões de verificação de documentos para ingresso dos estudantes cotistas indígenas na universidade, contribuindo para a garantia do direito dos povos indígenas ao acesso ao ensino superior”. A nota diz, ainda, que o estudante “construiu uma trajetória relevante de luta pela valorização dos saberes tradicionais e enquanto professor, poeta e artista trabalhou pelo fortalecimento principalmente das crianças e jovens Guarani”.

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) publicou nota e manifestou seu desejo que faça “boa jornada até a terra sem males e que a memória de suas ações esteja sempre presente”. “Que a sua luta e dedicação na educação indígena sejam fonte de inspiração para os Xondaro kuery e Xondaria kuery!,” diz a nota.

Sua morte repercutiu nacionalmente, com homenagens divulgadas por diversas entidades estudantis e indígenas, entre elas, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ArpinSul), a Comissão Guarani Yvyrupa, e a Mídia Guarani Mbya.

A UFSC e sua comunidade unem-se às muitas vozes e coletivamente lamenta profundamente a partida precoce do estudante e líder indígena. Que sua família, amigos e comunidade possam encontrar conforto neste momento de dor e saudade.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.